O DeepL divulgou recentemente o relatório “A inteligência artificial e o direito: abrindo caminho para o sucesso internacional”, que aborda as formas inovadoras de como a IA vai continuar transformando o futuro da profissão jurídica para além de 2025. Fundamentado em uma nova pesquisa do DeepL, o relatório faz uma análise abrangente do uso da tecnologia no setor e oferece um panorama das tendências para ajudar os profissionais a se manterem à frente neste cenário em rápida evolução.
Frankie Williams, Diretora Jurídica do DeepL, explicou que: “No mercado jurídico atual, que está cada vez mais acelerado e global, as ferramentas de IA estão se tornando indispensáveis e transformando vários aspectos do trabalho, incluindo a produção, revisão e tradução de documentos. Isso libera tempo aumentar o impacto”.
“Por exemplo, as soluções de tradução e escrita baseadas em IA, como o DeepL, têm um histórico comprovado de redução de custos e aumento da colaboração entre equipes e clientes. Nossa última pesquisa constatou que 87% dos usuários do setor jurídico internacional, incluindo escritórios de advocacia, empresas de tecnologia jurídica e equipes internas, afirmaram que conseguem trabalhar mais rapidamente com a ajuda do DeepL. Eles usam nossas ferramentas para simplificar a tradução de documentos, garantir a precisão, facilitar a comunicação e melhorar a escrita”, acrescentou Frankie.
A incorporação da Inteligência Artificial no campo jurídico está em expansão e não mostra sinais de diminuição: 61% dos advogados já utilizam ou pretendem utilizar a IA2. Mais da metade (26%) já fazia uso frequente da Inteligência Artificial em janeiro de 2024, contra os 11% nos seis meses anteriores.
A globalização está impulsionando a automação e a otimização no campo jurídico: nas últimas décadas, observou-se uma intensa globalização neste campo, o que agravou a concorrência e a complexidade para os advogados. Atualmente, trabalhar no setor envolve o desafio de se adaptar a normas estrangeiras e lidar com diversas línguas e culturas distintas. A inteligência artificial, através da tecnologia, proporciona uma solução valiosa para atividades como tradução, revisão de documentos, pesquisa e mais.
As ferramentas de Inteligência Artificial Linguística estão entre as soluções mais eficazes e comprovadas: os especialistas em direito lidam com desafios complexos de comunicação. Devem transitar por vários setores internacionais, ultrapassar obstáculos linguísticos e obter precisão e clareza na elaboração e edição de documentos complexos.
Tudo isso está estimulando a implementação de ferramentas de Inteligência Artificial linguísticas. Por exemplo, o DeepL é comumente utilizado para:
- traduzir documentos (54%);
- assegurar a exatidão (53%);
- melhorar a comunicação por meio de uma escrita eficiente (54%).
Os benefícios são notáveis: 87% dos utilizadores do setor jurídico internacional declararam que o DeepL auxilia na execução de suas tarefas de maneira mais ágil.
Dr. Axel Freiherr von dem Bussche, LL.M. (L.S.E.), CIPP/E, sócio da Taylor Wessing e cliente do DeepL, finalizou explicando que: “Em 25 anos de prática como advogado de tecnologia, posso afirmar que a velocidade real e o nível de transformação de nosso ambiente de trabalho hoje não têm precedentes. O apoio da IA é imprescindível para manter nossa competitividade, inclusive para fazer traduções jurídicas confiáveis e precisas sob o ponto de vista técnico”.