Pesquisadores descobrem tesouros raros em cemitério viking na Noruega

Escavação de três túmulos vikings revela itens raros dessa época

27 dez 2024 - 10h53
Arqueólogos na Noruega descobriram um tesouro de bens raros em um cemitério viking
Arqueólogos na Noruega descobriram um tesouro de bens raros em um cemitério viking
Foto: Museu Universitário de Bergen/Science Norway

Uma pesquisa recente revelou, em escavação de túmulos vikings na Noruega, uma série de artefatos raros, incluindo moeda, joias e até uma pedra esculpida com uma representação simbólica da genitália feminina. As informações foram reveladas pelo Live Science.

Os túmulos, datados do início do século 9, foram encontrados na costa oeste da Noruega, em um local chamado Skumsnes, no município de Fitjar, e acredita-se que pertencem a mulheres vikings.

Publicidade

Entre  achados, arqueólogos mostraram moedas que viajaram longas distâncias, de lugares como a Irlanda, a Inglaterra e o Império Franco.

Uma das moedas, originária do sul da Dinamarca, exibe um barco viking de um lado e um veado do outro. Essas descobertas indicam o comércio de longa distância e a migração presentes na sociedade viking da época.

Os vikings eram grupos marítimos que existiram entre o final do século 8 até o começo do século 11.

Outros achados

Além disso, os túmulos também contêm pedras dispostas no formato de um barco, com uma pedra particularmente intrigante esculpida para lembrar a vulva, sugerindo um simbolismo de fertilidade ou de identidade feminina.

Publicidade

Em outra sepultura, cientistas encontraram itens associados ao trabalho têxtil, como tesouras de lã e um fuso, o que sugere que a mulher enterrada ali era de alta posição social.

Ao Live Science, o arqueólogo Søren Diinhoff, disse que evidências apontam para uma possível conexão com comunidades europeias mais amplas, sugerindo casamentos entre mulheres vikings e forasteiros.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações