Pix por aproximação: presidente do BC anuncia novas funcionalidades de pagamento no Google Pay

Presidente do Google Brasil discutiu com Roberto Campos Neto sobre uso de tecnologias nos métodos de pagamentos

4 nov 2024 - 14h29
(atualizado às 19h14)
Resumo
O Google anunciou novas funcionalidades do Pix no Google Pay, incluindo o Pix por Aproximação, em evento em São Paulo, com o presidente do Google Brasil e o presidente do Banco Central.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central e Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central e Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
Foto: Reprodução

O Google anunciou nesta segunda-feira (4) as novas funcionalidades do Pix no Google Pay, plataforma de pagamentos da empresa. Em 2022, o Google Pay obteve autorização do Banco Central (BC) para funcionar como instituição de pagamento.

Dentre as novidades, o Google anunciou o lançamento do Pix por Aproximação, que permitirá que pagamentos Pix sejam realizados aproximando o celular do terminal de pagamento, usando o recurso de NFC dos celulares, para as contas previamente integradas à Carteira do Google. 

Publicidade

Em evento realizado em São Paulo, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falaram sobre ao uso de tecnologias nos métodos de pagamentos no país. 

"A tecnologia é um instrumento de democratização muito poderoso. Para democratizar acesso a serviços que até então era muito seletivo", disse Roberto Campos Melo.

A nova solução, desenvolvida em conjunto com a Rede Itaú e foi testada em terminais da marca, poderá ser adotada por quaisquer adquirentes do mercado que queiram oferecer a funcionalidade a seus clientes.

Google e BC anunciam o Pix por Aproximação
Foto: Divulgação/Google

Para fazer o Pix por Aproximação pela Carteira do Google, os usuários precisarão vincular previamente suas contas à Carteira do Google.

Publicidade

Feito o vínculo de conta, ao fazer um pagamento, o consumidor deve desbloquear o celular, aproximar o celular com NFC embarcado da máquina do adquirente e seguir os passos do pagamento Pix pela Carteira. Após verificações seguindo o protocolo de segurança adotado pelo Open Finance, a transação será realizada, explicou o Google em comunicado.

“O Pix é a transação mais popular entre os brasileiros. Ao adicionarmos a opção de pagar com o Pix por aproximação à Carteira do Google, traremos mais conveniência e facilidade para os pagamentos em lojas físicas, impulsionando ainda mais o crescimento desse tipo de transação no País”, disse Natacha Litvinov, Head de Parcerias de Pagamentos para a América Latina no Google.

Tecnologia nos processos de pagamentos

Além do Pix por aproximação, o Google também lança a possibilidade de pagar com Pix pelo novo botão "Pagar com GPay" em aplicativos de e-commerce.

O botão fica disponível por meio de um API para aplicativos que desejem disponibilizar esta opção, gerando ainda mais facilidade para os usuários, que podem concluir a transação com menos passos, com menos fricção e sem necessidade de sair do aplicativo.

A Estapar, por meio do app Zul+, foi a parceira responsável pelo desenvolvimento da solução API em colaboração com o Google, lançando a novidade já disponível em seu aplicativo. O próximo a integrar essa funcionalidade será o McDonald's, com previsão de lançamento nos próximos meses. Para utilizar o pagamento via Pix pelo Google Pay em aplicativos, é necessário realizar o vínculo de conta no app da Carteira.

Publicidade

Mais segurança com o Modo Noturno

Para ampliar as camadas de segurança da Carteira do Google, a empresa anunciou o lançamento do Modo Noturno.

Ao ativá-lo, não será possível fazer transações Pix para contas pessoa física de favorecidos desconhecidos no período noturno, entre 20h e 6h. É possível habilitar o Modo Noturno no menu de configurações da Carteira.

Preview Pix no Chrome 

O Google anunciou que vai expandir o uso do Pix para novas plataformas dentro do Google Pay.

A previsão é que, nos próximos meses, o recurso esteja disponível também no navegador Chrome, permitindo que os usuários realizem pagamentos em e-commerces de forma mais prática, sem precisar sair da página de checkout.

Com a novidade, será possível concluir transações via Pix diretamente no ambiente de navegação, facilitando e agilizando o processo de compra online.

Mudanças no Pix

Desde 1º de novembro, o Pix tem novos mecanismos de segurança de transferências aprimorados. Entre as mudanças, destacam-se o combate a golpes e fraudes, valor diário de envio e atualização no regulamento do Pix para as instituições financeiras.

Publicidade

Com as novas regras, os usuários de Pix que tenham adquirido um computador ou celular novos só poderão fazer transações de no máximo R$ 200, segundo determinação do Banco Central (BC), para os aparelhos já cadastrados, nada muda.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações