Planeta Vermelho gelado? Nova pesquisa indica clima subártico em Marte

Material encontrado na Cratera Gale do planeta vermelho necessita de água para formação, além de um clima extremamente gelado

14 jul 2024 - 05h00
Marte provavelmente teve um passado frio e gelado, segundo novo estudo
Marte provavelmente teve um passado frio e gelado, segundo novo estudo
Foto: Nasa

Que a ciência busca por vida em Marteisso não é novidade. Agora, um novo estudo, publicado em na revista científica Communications Earth and Environment, traz luz sobre o clima passado do planeta vermelho e como isso pode ter impacto no entendimento sobre a possível vida marciana.

A pesquisa sugere que Marte pode ter sido frio e gelado, com condições subárticas semelhantes às de Newfoundland, no Canadá, em vez de quente e úmido como se pensava anteriormente.

Publicidade

A equipe de pesquisa, liderada pelo Anthony Feldman, cientista do solo e geomorfologista, analisou solos na Terra com materiais comparáveis à Cratera Gale de Marte.

A Cratera Gale, investigada pelo Rover Curiosity da Nasa desde 2011, apresenta um material amorfo de raios X (AMRX), componente do solo sem estrutura atômica definida.

"Nós nunca encontraremos um análogo direto para a superfície marciana, porque as condições são muito diferentes entre Marte e a Terra", explicou Feldman em um comunicado à imprensa.

"Mas podemos olhar para tendências sob condições terrestres e usá-las para tentar extrapolar para questões marcianas", continuou.

Publicidade

O que são as "aranhas" encontradas na superfície de Marte? O que são as "aranhas" encontradas na superfície de Marte?

O estudo

O estudo identificou que o material da Cratera Gale é quimicamente semelhante aos solos serpentinos frios e úmidos de Newfoundland. Em contraste, solos de climas mais quentes, como Califórnia e Nevada, não apresentaram a mesma composição.

"Isso mostra que você precisa da água ali para formar esses materiais", diz Feldman. "Mas precisa ser frio, com condições de temperatura média anual quase congelantes para preservar o material amorfo nos solos."

As descobertas sugerem que Marte pode ter sido um ambiente subártico no passado, com temperaturas próximas do congelamento.

Essa nova perspectiva sobre o clima marciano pode ter implicações significativas para a busca por vida no planeta vermelho e abre caminho para novas investigações sobre a história climática de Marte e seu potencial para sustentar vida.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações