Pode substituir o GPS: Reino Unido testa sistema de navegação "inviolável" para voos

Testes foram concluídos na última semana nas instalações de aeronaves militares do Ministério da Defesa (MoD)

16 mai 2024 - 10h56
(atualizado às 11h01)
Sistema "inviolável" que pode substituir o GPS em voos é testado no Reino Unido
Sistema "inviolável" que pode substituir o GPS em voos é testado no Reino Unido
Foto: QinetiQ

O Reino Unido concluiu a fase de testes os primeiros voos que utilizam navegação quântica que pode substituir o GPS. Chamada de "ininterrupta", a tecnologia foi testada nas instalações do Ministério da Defesa em Wiltshire. 

De acordo com as autoridades, a tecnologia é "inviolável" em voos, o que evitaria problemas como o bloqueio de GPS para interferir a comunicação com voos no contexto de guerras e tensões geopolíticas. 

Publicidade

Baseado em quântica, este sistema de navegação é denominado Posicionamento, Navegação e Tempo (PNT), e foi desenvolvido pela subsidiária britânica da empresa de tecnologia quântica Infleqtion, em colaboração com a empresa aeroespacial BAE Systems e a empreiteira de tecnologia de defesa QinetiQ, entre outras. 

Os testes foram concluídos na última semana nas instalações de aeronaves militares do Ministério da Defesa (MoD) em Boscombe Down, Wiltshire, a bordo do RJ100 Airborne Technology Demonstrator modificado da QinetiQ. 

“Desde voos de passageiros até transporte marítimo, todos dependemos de sistemas de navegação precisos, seguros e protegidos. A investigação científica que apoiamos aqui sobre tecnologia quântica pode muito bem fornecer a resiliência necessária para proteger os nossos interesses”, disse em comunicado o ministro da Ciência, Andrew Griffith, que esteve no último voo de teste realizado em 9 de maio. 

Como funciona?

O sistema consiste no relógio atômico óptico Tiqker da Infleqtion, assim como em um sistema quântico baseado em átomo ultrafrio firmemente confinado. 

Publicidade

Um relógio atômico óptico usa a frequência da luz emitida ou absorvida pelos átomos à medida que eles mudam os níveis de energia para medir o tempo com uma grande precisão. Simultaneamente, os sistemas quânticos ultrafrios podem calcular a posição por meio de medições de forças inerciais que atuam em átomos mantidos em estados de superposição quântica. 

Os relógios atômicos ópticos fornecem o tempo necessário para alta precisão e confiabilidade, enquanto os sistemas de posicionamento quântico oferecem verificação independente de posição e movimento. 

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações