Dois tripulantes civis do programa Polaris Dawn, da SpaceX, caminharam como turistas no espaço na manhã desta quinta-feira (12) em uma missão histórica. Veja o vídeo:
Turistas no espaço
Jared Isaacman, bilionário que adquiriu a viagem, foi o primeiro passageiro a ter a experiência de sair da nave Crew Dragon para flutuar no espaço, às 7h52. Em seguida, às 8h05, foi a vez de Sarah Gillis, que é engenheira de operações espaciais da SpaceX.
A caminhada estava prevista para ocorrer a partir das 3h23 (horário de Brasília), mas ainda na madrugada, sem revelar o motivo, a SpaceX mudou o horário de início da preparação para 5h55.
Antes da saída dos tripulantes, a Crew Dragon foi despressurizada e exposta ao vácuo característico do espaço. A experiência espacial também requereu trajes específicos para a empreitada, que foram desenvolvidos pela SpaceX para esta missão.
Caminhada com oxigênio
Os dois turistas espaciais saíram amarrados por um equipamento de oxigênio, enquanto os demais permaneceram na cabine. A flutuação aconteceu a uma distância de cerca de 700 km da Terra. Esta se tornou a primeira caminhada espacial financiada por uma empresa privada.
Anteriormente, somente astronautas muito bem treinados e financiados pelo governo realizaram tais caminhadas espaciais.
Vale enfatizar que a equipe da Polaris Dawn já havia feito história. Nesta quarta (11), eles alcançaram 1.400 km de distância da superfície da Terra, a mais alta já atingida por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972. Para efeito de comparação, a Estação Espacial Internacional (ISS) está 420 km do nosso planeta.