Simbolizada no calendário das religiões cristãs como o nascimento de Jesus Cristo, o período de Natal marca também um momento de fé e esperança, que torna os seres humanos mais solidários.
O espírito natalino deixa as pessoas mais empáticas, colocando-se no lugar do outro sem julgamentos ou interesse e demonstrando generosidade. Esse comportamento se repete há séculos em diversas regiões do mundo.
Isso não se restringe a indivíduos: instituições, empresas, ONGs e várias entidades se unem e organizam seus dias em dezembro para fazer o bem, sem levar em conta a crença ou a religião.
Por que as pessoas ficam mais solidárias e generosas?
Uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Experimental Social Psychology, em 2013, analisou 27 estudos que exploram as ligações entre generosidade e felicidade. O relatório concluiu que, em geral, há uma ligação significativa entre os dois.
Mas além dos estados emocionais de curta duração, o ato de doar — sejam presentes ou tempo — também parece estar associado à melhoria da saúde física e mental.
Em outra análise, publicada no PNAS, pesquisadores usaram um scanner enquanto as pessoas tomavam decisões sobre doar ou não para instituições de caridade. Nesse estudo, uma descoberta importante foi que a caridade ativa as regiões do cérebro envolvidas no processamento de recompensas.
Por exemplo, as mesmas regiões estão ativas durante a doação e recebimento de dinheiro, comer boa comida ou usar drogas viciantes. Essa descoberta é interpretada como a base neural do sentimento caloroso ou “brilho” que as pessoas obtêm ao doar.
Pesquisadores dizem que uma explicação de por que ser solidário é a aprovação social associada a ajudar os outros. Fazer coisas que a sociedade valoriza é particularmente importante para os humanos. Por isso tem sido associado à atividade cerebral relacionada à recompensa em estudos sobre vários comportamentos, incluindo a caridade.
Segundo a ciência, isso significa que podemos ser mais propensos a ser generosos e solidários se houver uma oportunidade de contar a outras pessoas sobre nossa doação, mesmo que isso inclua apenas amigos ou familiares. E o Natal é a oportunidade perfeita para solidariedade.