Por que Jeff Bezos chamou seu site de Amazon?

Ideia inicial era que o site de compras de Jeff Bezos se chamasse "Cadabra", referência a "abracadabra"

1 dez 2023 - 14h17
Nome da Amazon tem a ver com ordem alfabética em catálogos de site
Nome da Amazon tem a ver com ordem alfabética em catálogos de site
Foto: Christian Wiediger/Unsplash

Depois do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmar na quinta-feira (30) que tentaria conversar com a gigante do e-commerce Amazon pelo uso do nome da marca, fica a dúvida: afinal, por que o site se chama assim?

O livro "A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon", de Brad Stone, conta uma versão da história. Segundo a obra, o fundador Jeff Bezos buscava por palavras com a letra "A" para nomear seu site pois, na época, as páginas eram exibidas em ordem alfabética nos catálogos.

Publicidade

Ele buscava, portanto, ser visto antes da concorrência. Quando se deparou com o termo que nomeia o maior rio do mundo, o empresário "se conectou instantaneamente com sua visão de curto prazo da empresa como a 'maior livraria da Terra'", segundo o livro.

Antes disso, a ideia inicial era que o site se chamasse "cadabra", referência a "abracadabra". Mas, segundo o portal Business Insider, um antigo advogado alegava que a referência era muito obscura e, muitas vezes, a palavra era confundida com "cadáver".

A nova URL foi registrada em 1º de novembro de 1994.

Você sabia?

  • Antes de decidir que ficaria com o domínio "Amazon", Bezos também registrou alguns outros endereços;
  • Até os dias de hoje, estes sites permanecem sob sua posse e redirecionam ao portal da Amazon:
    • awake.com;
    • browse.com.

Quem leva o nome?

Não seria a primeira vez que governos da região amazônica acionam a Amazon para disputar o nome da marca. 

Publicidade

Oito países da América Latina que participam da Amazônia questionaram durante anos a aquisição do domínio ".amazon" por Bezos, com o argumento de que o site deveria ser usado em prol da região amazônica.

A disputa foi vencida pela Amazon em 2019, quando a Corporação Global da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) decidiu prosseguir favoravelmente à empresa.

Como economizar na hora de comprar na internet? Veja dicas Como economizar na hora de comprar na internet? Veja dicas

O "A" importa

A Amazon não é a única gigante que disputou espaço nas listas telefônicas em seus primórdios. De acordo com Walter Isaacson, biógrafo de Steve Jobs, a Apple ganhou este nome como parte de uma estratégia para ficar à frente da empresa concorrente Atari nos catálogos.

O fato de Jobs estar em uma dieta a base de frutas na época da criação também teria influenciado a escolha, segundo Isaacson.

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações