A apresentadora Fátima Bernardes deu um susto em seus seguidores no Twitter nesta quinta-feira (17), ao comemorar o resultado negativo de um autoteste de covid que, na verdade, tinha sinais de ser positivo.
Na imagem publicada pela apresentadora, aparecem dois testes. Um deles apresenta um risco suave que pode ser interpretado como um resultado positivo. Bernardes, que acreditava se tratar de dois resultados negativos, foi alertada por seus próprios seguidores sobre a possibilidade de um resultado positivo.
Tô torcendo pra caramba para que não seja COVID-19, mas minha preocupação é com o teste da pessoa de unha marrom. No mínimo precisaria repetir, pois me parece positivo, infelizmente https://t.co/Az1rbdyXn5
— Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻 (@mellziland) November 17, 2022
Como identificar um resultado de autoteste
Segundo a Anvisa, são três tipos de resultados que você pode ter com o autoteste de covid.
Em um resultado positivo ou reagente, a linha ou traço fica visível na área controle (C) e na área teste (T) do produto e aparecem duas linhas no autoteste, independente da intensidade da cor.
A existência de um risco na área de teste, mesmo que fraco, indica que a reação química projetada para apontar a existência da covid ocorreu. Portanto, o resultado também é positivo.
Um resultado negativo ou não-reagente ocorre quando apenas a linha/traço na área controle (C) fica visível no visor do autoteste – o que não descarta todas as possibilidades de um diagnóstico positivo da doença.
Já um resultado inconclusivo ou inválido acontece quando na leitura do teste aparece somente a linha ou traço na área teste (T) ou não aparece ambas as áreas teste (T) e área controle (C). Quando um borrão é formado entre as linhas de controle e teste, tornando impossível a identificação com clareza, o resultado também deve ser interpretado como inconclusivo.