Um novo artigo da Universidade James Cook publicado na revista “Psychology of Music” (psicologia da música, em português) mostra que músicas são mais populares quanto mais forem fáceis de processar.
Para o estudo, os cientistas aplicaram a noção de fluência de processamento às letras de mais de 270 músicas que apareceram na parada britânica semanalmente de 1999 a 2014. Para o conceito de fluência de processamento, foram analisadas a leitura, a presença de rima e a complexidade da canção.
A professora de psicologia e coautora do artigo, Amanda Krause, explicou: “Sabemos, por exemplo, que instruções escritas em fontes mais fáceis de ler fazem com que as pessoas se sintam mais capazes de executar essas instruções”.
Já para analisar a popularidade, foi avaliada a posição da música na parada britânica e por quanto tempo ela permaneceu lá.
Sobre a fluência de processamento, dois fatores se destacaram, segundo o grupo. "Canções com letras mais altas em “saturação de rima” — ou seja, até que ponto a rima aparece na canção — e “propriedades básicas de legibilidade da letra” alcançaram um pico maior nas paradas", comentou Krause.
No topo, mas não por muito tempo
Porém, apesar de as letras “mais fáceis de processar” ocuparem o topo das listas de músicas mais ouvidas, não era isso que determinava quanto tempo a música permanecia em um pico maior nas paradas.
Krause comentou: “Encontramos fatores relacionados à fluência de processamento das letras que previam pico de popularidade, mas não sua duração no gráfico".
Portanto, os resultados relativos ao pico de popularidade versus duração sugerem que a legibilidade mais fácil e a maior saturação da rima das letras são fatores relacionados a picos de popularidade de curto prazo em vez de popularidade por períodos mais longos de tempo.
Analisando esses resultados, Krause acredita que uma explicação possível é de que letras simples levam as músicas a serem rapidamente percebidas como chatas ou repetitivas, de modo que, embora as letras sejam rapidamente entendidas, também perdem rapidamente sua popularidade.