Pós-Black Friday: tecnologias ajudam empresas a enfrentar os desafios ambientais

Sistemas de rastreabilidade em tempo real, automação e inteligência artificial (IA), estão entre os recursos mais promissores

30 nov 2024 - 05h00
Logística reversa na Black Friday: inovação tecnológica e sustentabilidade em foco
Logística reversa na Black Friday: inovação tecnológica e sustentabilidade em foco
Foto: Freepik

A Black Friday é um dos maiores eventos de vendas no varejo, atraindo milhões de consumidores em busca de descontos atrativos. No Brasil, uma pesquisa da Wake revelou que 66% dos consumidores planejaram adquirir produtos durante o período, aumentando significativamente o volume de compras. No entanto, junto com essa movimentação, surgem desafios ambientais e logísticos relacionados à logística reversa — o processo de devolução e reaproveitamento de produtos.

A logística reversa vai muito além de um simples retorno de mercadorias. Ela é uma oportunidade de adotar práticas mais sustentáveis e melhorar a experiência do consumidor, conforme explica Murilo Namura, Head of Sales da Área de Equipamentos da Pitney Bowes.

Publicidade

O especialista destaca que a tecnologia desempenha um papel essencial nesse processo, facilitando desde a triagem dos produtos devolvidos até o redirecionamento para reuso, reciclagem ou descarte adequado.

Tecnologias como aliadas contra o desperdício

Soluções tecnológicas, como sistemas de rastreabilidade em tempo real, automação e inteligência artificial (IA), estão entre os recursos mais promissores.

“Dentre essas inovações, podemos destacar o uso de inteligência artificial e machine learning para prever demandas e organizar o fluxo de devoluções, automação para inspeções mais rápidas e plataformas digitais para rastreamento em tempo real das mercadorias devolvidas”, explica Namura.

Tecnologia pode transformar a logística reversa e reduzir impactos ambientais na Black Friday
Foto: Forbes

Outra frente importante são os sistemas que otimizam embalagens e rotas de transporte, ajudando a minimizar desperdícios e emissões de CO₂. Soluções como softwares de logística verde, frotas elétricas e ferramentas de simulação de estoque são fundamentais para reduzir os impactos ambientais, cita o especialista. 

Publicidade

Dentre as principais soluções, ele destaca:

  • Logística Verde que utiliza softwares que otimizam rotas de entrega, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO²;
  • Frotas elétricas para entregas, sobretudo em áreas urbanas; 
  • Embalagens inteligentes, onde podemos aplicar IoT para monitorar o transporte e reduzir o uso de embalagens desnecessárias;
  • Ferramentas de simulação de estoque, marketplace circular e sistemas de previsão de demanda, que contam com o apoio da Inteligência Artificial (IA) e big data para prever comportamentos, evitar produção excessiva e promover a venda de produtos recondicionados.

Ele também menciona tecnologias como SORTERs, que automatizam a separação de produtos por região, economizando energia e espaço, e sistemas de pesagem e cubagem que ajudam a reduzir o volume transportado, otimizando o uso de caminhões.

"Outro ponto muito importante é a questão de automação de pagamentos, que está ganhando cada vez mais força no mercado. Isso reduz o papel em transações, por meio de plataformas digitais de pagamento com menor consumo energético por transação", afirmou ao Byte.

Soluções para pequenas empresas

Embora muitas dessas tecnologias ainda sejam mais acessíveis para grandes empresas, Namura acredita que a conscientização sobre práticas sustentáveis pode beneficiar negócios de todos os portes.

“Pequenas empresas podem começar com soluções simples, como embalagens recicláveis e parcerias

com transportadoras que utilizem rotas otimizadas".

Publicidade

Consumidores mais conscientes

A logística reversa também atende a um consumidor cada vez mais consciente, segundo o especialista, os consumidores estão atentos às práticas sustentáveis das marcas que escolhem.

"Uma estratégia bem planejada é um diferencial competitivo que reforça a responsabilidade social das empresas, minimizando o impacto ambiental”, diz Namura.

Para os consumidores, o especialista ressalta que "priorizar marcas comprometidas com a sustentabilidade e optar por produtos reutilizáveis ou de economia circular são passos simples, mas impactantes". 

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se