As praias de Sydney, na Austrália, reabriram para os banhistas após um fechamento temporário causado pela aparição de bolas pretas que se assemelhavam ao piche. O fechamento foi implementado no início da semana passada, gerando preocupações com a saúde pública.
Autoridades locais realizaram testes e descobriram que as bolas eram compostas por produtos químicos semelhantes aos encontrados em cosméticos e produtos de limpeza, embora a origem exata ainda permaneça desconhecida.
O diretor-executivo da New South Wales Maritime, Mark Hutchings explicou à BBC News que as bolas não eram altamente tóxicas para humanos, mas não deveriam ser tocadas
"Com base no parecer da Autoridade de Proteção Ambiental, agora podemos confirmar que as bolas são feitas de ácidos graxos, produtos químicos consistentes com aqueles encontrados em produtos de limpeza e cosméticos, misturados com um pouco de óleo combustível", afirmou.
A Autoridade de Proteção Ambiental de Nova Gales do Sul (EPA) continua realizando testes de laboratório para determinar a origem dessas bolas. Stephen Beaman, diretor-executivo da EPA, informou que ainda é um mistério e que pode levar alguns dias para que a fonte seja identificada.
Mark Hutchings recomendou que, caso alguém encontre as bolas, deve-se informar um salva-vidas e, se houver contato acidental, é importante lavar as mãos com água e sabão.