O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, postou em sua conta oficial no Twitter a imagem de um ser denominado por ele como "alux". Na cultura maia, a criatura é considerada um personagem mitológico associado a florestas.
Segundo o presidente, a imagem foi registrada por engenheiro que trabalha nas obras do Trem Maia, uma ferrovia que deve ter quase 1.600 quilômetros de extensão e que foi lançada com o intuito de gerar desenvolvimento para a região mais pobre do México.
Obrador também publicou a imagem de uma escultura pré-hispânica, descoberta durante as escavações dos trabalhadores em Ek Balam, um sítio arqueológico em Yucatán, no México.
"Compartilho duas fotos de nossa supervisão das obras do Trem Maia: uma, tirada por um engenheiro há três dias, aparentemente de um alux; outro, de Diego Prieto de uma esplêndida escultura pré-hispânica em Ek Balam. Tudo é místico."
A imagem do suposto ser místico apresenta uma figura com olhos brilhantes em cima de uma árvore; a foto foi tirada à noite.
Rapidamente o tweet do presidente mexicano viralizou nas internet; com muitos comentários duvidando da afirmação sobre a criatura mística. A procedência da foto não pôde ser verificada por falta de dados no documento.
Meios de comunicação do México relataram que a imagem divulgada pelo presidente é muito semelhante a outra foto compartilhada nas redes sociais em 2021, do que se dizia ser uma bruxa. De acordo com a imprensa mexicana, a imagem de 2021 teria sido tirada por Juan Pacheco, em Nuevo León, no norte do país.
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (27), o diretor geral do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, Diego Prieto Hernández, descreveu a escultura localizada nas escavações como "uma mulher agarrando alguém preso pelos cabelos".
Entretanto, ele não comentou sobre a foto da possível figura mística compartilhada pelo presidente.