Presidente do México viraliza com foto de criatura misteriosa na mata

Andrés Manuel López Obrador disse que “figura mística” foi fotografada por engenheiro que trabalha em construção de ferrovia

28 fev 2023 - 15h30
Foto de criatura em mata foi divulgada pelo presidente do México
Foto de criatura em mata foi divulgada pelo presidente do México
Foto: Reprodução/Twitter

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, postou em sua conta oficial no Twitter a imagem de um ser denominado  por ele como "alux". Na cultura maia, a criatura é considerada um personagem mitológico associado a florestas.

Segundo o presidente, a imagem foi registrada por engenheiro que trabalha nas obras do Trem Maia, uma ferrovia que deve ter quase 1.600 quilômetros de extensão e que foi lançada com o intuito de gerar desenvolvimento para a região mais pobre do México.

Publicidade

Obrador também publicou a imagem de uma escultura pré-hispânica, descoberta durante as escavações dos trabalhadores em Ek Balam, um sítio arqueológico em Yucatán, no México.

"Compartilho duas fotos de nossa supervisão das obras do Trem Maia: uma, tirada por um engenheiro há três dias, aparentemente de um alux; outro, de Diego Prieto de uma esplêndida escultura pré-hispânica em Ek Balam. Tudo é místico."

A imagem do suposto ser místico apresenta uma figura com olhos brilhantes em cima de uma árvore; a foto foi tirada à noite. 

Esculturas pré-hispânicas também foram encontradas em obras de ferrovia
Foto: Reprodução/Redes sociais

Rapidamente o tweet do presidente mexicano viralizou nas internet; com muitos comentários duvidando da afirmação sobre a criatura mística. A procedência da foto não pôde ser verificada por falta de dados no documento.

Publicidade

Meios de comunicação do México relataram que a imagem divulgada pelo presidente é muito semelhante a outra foto compartilhada nas redes sociais em 2021, do que se dizia ser uma bruxa. De acordo com a imprensa mexicana, a imagem de 2021 teria sido tirada por Juan Pacheco, em Nuevo León, no norte do país.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (27), o diretor geral do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, Diego Prieto Hernández, descreveu a escultura localizada nas escavações como "uma mulher agarrando alguém preso pelos cabelos". 

Entretanto, ele não comentou sobre a foto da possível figura mística compartilhada pelo presidente.

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se