Primeira briga? Equipe de Trump está 'furiosa' após Musk criticar Stargate, diz site

Durante o primeiro dia completo no cargo, o republicano fez o anúncio do Stargate ao lado do CEO da OpenAI, Sam Altman, de quem Musk não gosta

24 jan 2025 - 17h30

Alguns dos principais auxiliares e aliados do presidente Donald Trump ficaram bastante insatisfeitos após Elon Musk (Tesla e X) criticar publicamente o mega anúncio feito pelo republicano com outras gigantes da tecnologia para construir um novo projeto de infraestrutura de inteligência artificial (IA) chamado Stargate - a informação é do site especializado Politico. Nem Musk e nem a Casa Branca comentaram o assunto.

Durante o primeiro dia completo no cargo, Trump fez o anúncio do Stargate ao lado do CEO da OpenAI, Sam Altman, do CEO do SoftBank, Masayoshi Son, e do fundador da Oracle, Larry Ellison. Essas três empresas, mais o parceiro de investimentos MGX, de Abu Dhabi, vão financiar a empreitada. A Arm, a Microsoft, a Nvidia também devem ser parceiros tecnológicos no projeto.

Publicidade

Esse foi o motivo para Musk "extrapolar completamente" ao atacar o projeto de IA publicamente no X, segundo o site. Enquanto isso, aliados do presidente já afirmam que Musk abusa da sua proximidade com Trump.

O resultado é que ambas as equipes dos bilionários estão "furiosas" umas com as outras. "O problema é que o presidente não tem nenhuma influência sobre ele, e Elon não dá a mínima", disse uma fonte ao Politico.

É incomum que um conselheiro próximo - como Musk - critique dessa forma as iniciativas de um presidente. Portanto, esses ataques renovaram a especulação dentro do Partido Republicano de que Musk e Trump eventualmente vão brigar. Até agora, o dono do X teve acesso irrestrito a Trump, inclusive participou de jantares, coquetéis, cafés da manhã, chás da tarde e bailes em Mar-a-Lago, onde o presidente tem um resort. Além disso, o bilionário foi nomeado como chefe do Departamento de Eficiência Governamental, um gabinete criado exclusivamente para atendê-lo.

O ciúme que a Stargate despertou em Musk pode ter um motivo evidente: o bilionário tem sua própria startup de inteligência artificial (IA) e não foi convidado a participar do projeto. Há um adicional que causa mais confusão, Musk é cofundador da OpenAI, mas dispara críticas sobre Sam Altman. Foi o que aconteceu na quarta-feira, 22, quando o dono do X usou a própria plataforma para execrar o CEO da companhia dona do ChatGPT. "Eles não têm o dinheiro", escreveu Musk. Sobre o SoftBank, comentou que "tem bem menos de US$ 10 bilhões garantidos. Tenho isso de uma fonte segura".

Publicidade

A resposta de Trump veio: "O governo não está colocando nada. Eles estão colocando o dinheiro. São pessoas muito ricas, então espero que o façam", disse. "E, pelo que parece, Elon odeia uma das pessoas envolvidas no acordo". O presidente ainda afirmou que a reação de seu czar não o incomoda.

Há indícios de que Musk não é tão querido no lado republicano da política americana. Em uma entrevista recente à Fox News, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, não mencionou o empresário ao ser questionada sobre críticas relacionadas à Stargate. No entanto afirmou que "o povo americano deve confiar nas palavras do presidente Trump e dos CEOs envolvidos" e que "esses investimentos estão vindo para nosso grande país junto com empregos para os americanos".

Quem demonstrou uma relação melhor com Musk foi o CEO da Microsoft, Satya Nadella, que foi persona de uma postagem do bilionário. "Definitivamente [ele] tem o dinheiro".

Musk repostou uma piada que sugeria que Altman e sua equipe "fumaram crack para inventar a cifra de US$ 500 bilhões para a Stargate". A resposta do CEO da OpenAI foi: "Entendo que o que é bom para o país nem sempre é o ideal para suas empresas, mas espero que, em seu novo cargo, você coloque os Estados Unidos em primeiro lugar".

Publicidade

As críticas de Musk ao projeto levaram ex-assessores e aliados do republicano a pedirem uma nova abordagem com o bilionário. Steve Bannon, ex-assessor do presidente e crítico de Musk, disso, ao Politico, que Susie Wiles precisava "coloca-lo na linha" e "resolver isso imediatamente".

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se