Considerado um prodígio da computação, o engenheiro chinês Liang Wenfeng virou assunto em todo o mundo após abalar a liderança dos Estados Unidos em inteligência artificial (IA). O fundador da DeepSeek, startup criada em 2023, se formou em engenharia na Universidade de Zhejiang, em Hangzhou, onde diz ter entendido que a IA iria "mudar o mundo".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com experiências no mundo corporativo, ele passou anos tentando aplicar a tecnologia em diversos campos, segundo entrevista ao site chinês Waves. Em 2015, o engenheiro idealizou a High-Flyer, uma empresa de investimentos que utiliza IA para analisar o mercado de ações e que teve sucesso até dezembro de 2021, quando começou a acumular perdas significativas.
Quanto à personalidade do engenheiro, alguns associados chegaram a declarar que ele não agia como um chefe, mas mais como um nerd com “capacidade de aprendizado assustadora”, conforme publicação do Waves.
Wenfeng começou a comprar processadores gráficos da norte-americana Nvidia para um “projeto paralelo”, de acordo com o jornal Financial Times. Esse projeto teria relação com a criação do modelo de IA que desbancou o rival norte-americano ChatGPT, da OpenAI. O sucesso com a tecnologia teria aproximado o engenheiro das autoridades chinesas. Nos últimos dias, o empresário foi visto ao lado de outros representantes importantes do mundo dos negócios durante uma reunião com o primeiro-ministro Li Qiang.
A empresa está sediada em Hangzhou, uma metrópole no leste da China. Até então desconhecida para o restante do mundo, a startup já gerava muito interesse no mercado de tecnologia chinês. O chatbot de conversação R1 da DeepSeek chamou a atenção dos especialistas por causa do seu desempenho e custo-benefício.
O modelo de IA criado pela startup é considerado um grande concorrente das tecnologias norte-americanas, como OpenAI e Meta. Na última segunda-feira, 27, o app da DeepSeek ultrapassou os rivais na AppStore e se tornou o sexto mais baixado no Brasil.