Proprietária do TikTok e DeepSeek lideram avanço chinês em raciocínio de IA

22 jan 2025 - 13h55

A ByteDance, proprietária do TikTok, lançou nesta quarta-feira uma atualização para seu principal modelo de inteligência artificial com o objetivo de desafiar os mais recentes produtos de modelo de raciocínio da OpenAI, apoiada pela Microsoft, à medida que se intensifica uma corrida global para criação de modelos de IA capazes de lidar com problemas complexos.

A empresa lançou o Doubao-1.5-pro, uma atualização do seu principal modelo de IA que, segundo ela, supera o o1 da OpenAI no AIME, um teste de referência que mede o quão bem os modelos de IA entendem e respondem a instruções complexas.

Publicidade

O lançamento da ByteDance ocorre após a startup chinesa de IA DeepSeek lançar um modelo de raciocínio de código aberto chamado DeepSeek-R1 na segunda-feira. De acordo com a startup, o modelo rivaliza com o o1 da OpenAI em vários benchmarks de desempenho.

O DeepSeek atraiu grande atenção nos círculos globais de IA no mês passado depois que testes mostraram que seu modelo de linguagem grande V3 superou os do OpenAI e do Meta, apesar de um orçamento de desenvolvimento menor e planos de cobrar muito menos dos usuários.

Os desenvolvimentos em raciocínio de IA pela ByteDance, DeepSeek e outros provavelmente desafiarão a participação de mercado da OpenAI e de outros grandes modelos de linguagem em termos de métricas de desempenho e taxas cobradas dos usuários.

Outras empresas chinesas que revelaram seus próprios modelos de raciocínio nas últimas semanas incluem Moonshot AI, Minimax e iFlyTek.

Publicidade

A OpenAI desencadeou a corrida no desenvolvimento de IA após lançar o ChatGPT em novembro de 2022 e sua série "Strawberry" de modelos de raciocínio de IA, em setembro do ano passado. Os últimos são capazes de raciocinar por meio de tarefas complexas e resolver problemas mais desafiadores do que modelos anteriores em ciência, codificação e matemática.

Na semana passada, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que eles finalizaram uma versão de seu novo modelo de IA de raciocínio, o3 mini, e que o lançariam em algumas semanas.

A DeepSeek propôs uma oferta de taxa reduzida para acessar e usar o DeepSeek-R1, de 16 yuans (2,20 dólares) por milhão de tokens, consideravelmente menos do que os 1.438 yuans da OpenAI para o mesmo uso.

O preço da ByteDance é ainda mais agressivo. O Doubao-1.5-pro-32k custa 2 yuans por milhão de tokens para produção, enquanto sua versão mais poderosa, Doubao-1.5-pro-256k, custa 9 yuans, de acordo com a plataforma de nuvem da ByteDance, Volcano Engine.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações