Oferecimento
Byte

"Provavelmente não vamos conseguir voltar": o drama dos astronautas presos no espaço há nove meses, por dentro da missão.

O piloto Butch Wilmore explicou, em entrevista, que Houston ignorou o protocolo para salvá-los: "são heróis".

3 abr 2025 - 16h08
(atualizado em 4/4/2025 às 12h40)
Foto: Xataka

Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams já estão em casa depois de passarem nove meses em uma missão estendida na Estação Espacial Internacional.

Embora tenham evitado se envolver nas polêmicas políticas em torno do caso, Wilmore concedeu uma entrevista reveladora ao Ars Technica, onde explicou que a falha na nave Starliner foi mais tensa do que foi divulgado ao público.

Publicidade

Atrasos antes do lançamento

Tudo estava pronto para o lançamento da Starliner no início de maio. Butch e Suni já haviam iniciado o período de quarentena, um procedimento comum para reduzir o risco de levar vírus ou doenças infecciosas para os outros tripulantes da Estação Espacial Internacional.

No entanto, um problema em uma válvula do estágio Centaur do foguete Atlas V, somado a um vazamento de hélio na própria Starliner, acabou adiando o lançamento por semanas. Butch Wilmore, piloto da nave, chegou a pedir à NASA para retornar a Houston e continuar treinando no simulador, pois sentia que seus conhecimentos já não estavam tão afiados. O lançamento só aconteceu em 5 de junho de 2024.

Frio a bordo da nave

O lançamento da Starliner foi suave e extremamente preciso — até mais do que os próprios astronautas esperavam, já que não houve necessidade das típicas correções de trajetória que costumavam enfrentar nos simuladores ou em missões anteriores da NASA.

Mas Butch e Suni sentiram algo para o qual nenhum treinamento os havia

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Coreia do Norte revelou pequena Manhattan de 10 mil apartamentos; o problema é o que está por trás da fachada

A China acaba de virar o jogo na corrida lunar: seus cientistas detectaram falha de projeto no reator da NASA

A Microsoft vem trabalhando há 17 anos em seu novo e empolgante produto: um computador quântico com partículas de Majorana

A fascinante história do hotel no meio da floresta que continua desabando mesmo quando os Estados Unidos tentam resgatá-lo

Ucrânia caçou drone "invisível" da Rússia com um detalhe no interior: "Made in the USA"

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações