Como forma de atingir bolhas que não conseguem chegar tanto, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) têm investido na participação em podcasts nos últimos dez meses. Apresentando suas propostas de forma mais descontraída, os concorrentes conseguem ter conversas de forma que não teriam nos canais de televisão aberta, em meio a um tratamento mais informal.
Bolsonaro, principalmente, aposta tanto nos podcasts que já compareceu a pelo menos cinco só neste ano. Foi inclusive em um deles, o Futbolaço Podcast, em que Bolsonaro contou sobre a situação das meninas venezuelanas, que virou polêmica e rendeu até decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lula (PT), por sua vez, compareceu a um podcast no final do ano passado e outro nesta terça-feira (18).
A tendência mostra como o formato podcast está em alta no Brasil. O país é o terceiro país que mais ouve podcasts no mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes. O brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo algum podcast. Na pandemia de covid, o Brasil teve ainda o quinto crescimento mais acelerado de podcasts no mundo.
Confira todos os podcasts que os dois candidatos foram em campanha:
Flow
O Flow, com quase 5 milhões de inscritos no YouTube, é também o terceiro mais ouvido do Spotify, com alta popularidade. O podcast, que normalmente recebe candidatos alinhados ao espectro da direita na política, recebeu Jair Bolsonaro (PL) no dia 8 de agosto, que alcançou a média de 550 mil espectadores simultâneos. Nesta terça-feira (18), Lula (PT) também esteve lá e superou a marca de 1 milhão de visualizações simultâneas.
Podpah
Lula (PT) havia participado também do podcast Podpah, com 6 milhões de inscritos no YouTube, que bateu recorde de acessos simultâneos na plataforma, na época, e foi acompanhado por 292 mil pessoas. A conversa aconteceu no dia 2 de dezembro de 2021, em período pré-eleitoral, e o programa nunca havia registrado uma audiência tão alta. O episódio repercutiu bastante no Twitter e os participantes conversaram por cerca de quatro horas.
Inteligência LTDA
Na briga por quem consegue mais visualizações, o candidato Jair Bolsonaro (PL) foi ao podcast Inteligência LTDA nesta quinta-feira (20) e bateu o recorde de maior número de espectadores simultâneos em uma transmissão ao vivo no Youtube, com 1,75 milhão de visualizações simultâneas.
Ironberg Podcast
Bolsonaro também esteve no podcast Ironberg, de outro de seus apoiadores, o empresário Renato Cariani ao lado do médico e influenciador Paulo Muzy. Após perder seguidores – 25 mil, segundo ele mesmo – , Cariani disse que também iria convidar o candidato Lula para uma conversa no programa. Porém, durante a entrevista com Bolsonaro, Cariani ganhou 200 mil novos inscritos no YouTube. Hoje o canal “Renato Cariani” tem 4,45 milhões de inscritos.
Futbolaço Podcast
Na última sexta-feira (14), Jair Bolsonaro compareceu ao Futbolaço Podcast, mas a entrevista completa do canal foi excluída pelo YouTube. Pensava-se que havia sido por conta da polêmica do presidente dizer que “pintou um clima” entre ele e meninas de 14 anos de idade, o que gerou ataques da oposição sobre pedofilia. Mas ao ser contatado pelo UOL, o YouTube afirmou que a exclusão se deu por conta de uma inverdade dita por Bolsonaro: o presidente havia dito que nenhuma criança morreu de covid-19.
Pilhado
Bolsonaro esteve ainda no podcast “Pilhado”, que conta com quase 2 milhões de inscritos no YouTube. A entrevista aconteceu domingo (9) seguinte às eleições do primeiro turno. Com pouco mais de quatro horas de duração, o episódio também foi transmitido no Canal Paulo Figueiredo, com 674 mil inscritos, e foi realizada pelos apresentadores Thiago Asmar e Paulo Figueiredo.