Uma das curiosidades sobre a vida selvagem é qual seria o animal mais pesado do mundo. E talvez você já tenha imaginado qual. Ela figurou em livros lendários, filmes e muito mais.
O animal mais pesado do mundo é a baleia-azul, também conhecida como Balaenoptera musculus, que pode chegar a 180 toneladas de peso e até 30 metros de comprimento, de acordo com o Laboratório Nacional de Mamíferos Marinhos dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, seu peso equivale a 33 elefantes.
Apesar de gigantesca, e com uma língua que pesa o mesmo que um elefante adulto, a espécie se alimenta de cerca de quatro toneladas de pequenos crustáceos chamados “krill”, semelhantes aos camarões, além de plânctons. Elas têm filtros acoplados à mandíbula, que permitem que essas espécies engulam grandes quantidades de comida de uma vez.
Seu coração tem o tamanho de um pequeno carro e ela é considerada também o animal mais barulhento da Terra, já que seus apitos de baixa frequência podem ser ouvidos por centenas de quilômetros e são provavelmente usados para atrair outras baleias.
Presente em oceanos de todo o mundo, as baleias-azuis preferem climas quentes, mas migra milhares de quilômetros todos os anos, sendo vista tanto sozinha quanto em bandos. E embora em seu nome tenha a cor “azul”, ela varia entre o azul-escuro e o cinza-claro.
Dentro da água, essas baleias se comunicam entre si com vocalizações. Além disso, seus pulmões podem carregar até 5 mil litros de água e elas são capazes de expelir jatos de até 12 metros de altura.
Um filhote de baleia-azul já nasce pesando 2.700 kg, e precisa se alimentar com, em média, 400 litros de leite por dia. A cada 24 horas, eles ganham cerca de 90 kg.
Hoje em dia, a baleia-azul sofre alto risco de extinção. Mesmo com a proteção legal da Comissão Internacional de Baleeiros na década de 1960, a caça ilegal continuou até 1972. De cerca de 125 mil baleias-azuis em 1926, o número estava em cerca de 3.000 em 2018, o que classifica a espécie como "criticamente ameaçada" na Lista Vermelha da “União Internacional para a Conservação da Natureza” (IUCN).
Outros animais enormes
O segundo lugar da lista de animais mais pesados do mundo fica com o tubarão-baleia, que pode pesar 18 toneladas e mais de 12 metros de comprimento. Pelo seu tamanho, também precisa comer grandes quantidades de comida por dia, e possui mandíbulas que podem abrir em até um metro de largura. Sua dieta é de crustáceos e krills.
Já a medalha de bronze é do maior animal terrestre que existe, o elefante africano. Podendo alcançar até 3,5 metros de altura e sete metros de comprimento, com um peso que varia entre quatro e sete toneladas, o elefante africano ingere diariamente cerca de 200 kg de folhas.