Quanto custa para trocar a tela do celular?

A tela de um smartphone é um componente importante; por isso, é preciso saber o que fazer quando esse item quebrar.

30 mai 2024 - 05h00
Resumo
Este texto explica as consequências de uma tela de celular quebrada e informa quais sãos os fatores que influenciam na hora de trocar a tela do aparelho, e também qual é o preço desse serviço.
Imagem de um celular com a tela trincada.
Imagem de um celular com a tela trincada.
Foto: Irina Dobrolyubova / Getty Images

O celular é um item fundamental para o dia a dia de qualquer pessoa e, para usar o aparelho, ele precisa estar com a tela ligada. Mas o que fazer no caso de uma tela de celular quebrada? Nem todo mundo sabe o que fazer em uma situação assim ou quanto custa para trocar a tela do celular.

Diante de rachaduras, partes trincadas ou mesmo de uma tela de smartphone quebrada, é importante saber como agir e, principalmente, se é necessário trocar a tela imediatamente ou não. Os valores para esse serviço variam de acordo com a marca do smartphone, o grau de danos à tela, o ano de fabricação e, também, o local que realizará a mão-de-obra.

Publicidade

Vale lembrar que usar um smartphone com tela trincada é perigoso tanto para quem usa o celular com tela quebrada, que pode se machucar ao manusear o aparelho, quanto para o próprio celular, que fica mais suscetível a riscos como a entrada de água. Tudo isso diminui a vida útil do smartphone.

O que fazer quando a tela do celular quebra?

Após uma queda ou impacto que pode ocasionar a quebra da tela do celular, é importante avaliar a gravidade da situação. Se o aparelho conta com película de proteção ou vidro protetor, o problema pode ser somente nessa parte da tela. O conserto nesse caso tende a ser mais barato e envolve apenas a substituição da película ou vidro.

Entretanto, se houver trincas, rachaduras ou partes quebradas no display do celular, será preciso substituir a peça inteira. Isso faz com que o problema seja mais sério, já que uma tela quebrada pode inviabilizar o uso do smartphone e deixá-lo mais frágil e propenso a se danificar mais com umidade ou poeira, por exemplo.

Por isso, o ideal a se fazer quando a tela do celular quebra é:

Publicidade
  • Tomar cuidado com eventuais pedaços de vidro ou plástico que se soltaram da tela, para não machucar as mãos ou o rosto;
  • Observar se o problema é apenas na película ou vidro de proteção, ou se o display foi danificado;
  • Analisar se há trincas, rachaduras e manchas na tela, o que indicam que o problema foi mais sério;
  • Evitar novas quedas ou situações que possam agravar o problema e levar o celular para conserto em uma assistência técnica.

Quanto custa para trocar a tela do celular?

O conserto de um display de smartphone pode ter preços muito diferentes, já que existem variáveis que podem aumentar ou não o valor do conserto. A depender do problema, algumas assistências técnicas podem cobrar valores entre R$ 150 até mais de R$ 2.000,00, por exemplo. Entre os principais itens que influenciam o custo para troca de tela de celular, estão:

  • A marca do smartphone;
  • O ano de fabricação do celular;
  • A gravidade do problema da tela;
  • O valor de um novo display ou de peças que foram danificadas;
  • O preço da mão-de-obra cobrada pela assistência técnica ou profissional especializado que fará o conserto da tela do celular.

Em geral, a marca do aparelho é um dos fatores responsáveis por aumentar ou não o valor do conserto do smartphone. Quanto mais valorizada é uma marca e quanto mais referência de qualidade ela é, maior tende a ser o valor de seus componentes e, também, da mão-de-obra envolvida nos consertos.

Além disso, os smartphones mais novos contam com recursos tecnológicos superiores aos demais, e isso inclui seus componentes como a tela. Dessa maneira, o display torna-se mais caro em celulares lançados recentemente do que em aparelhos mais antigos.

Se a tela está com leves riscos, o conserto pode ser mais barato. Porém, se há trincas, rachaduras ou mesmo danos que vão além do display, pode ser necessário substituir a tela completamente ou outros itens do aparelho. Tudo isso eleva o preço do conserto.

Publicidade

Por fim, a assistência técnica ou o profissional especializado na mão-de-obra também podem cobrar valores diversos, o que torna a troca de display mais cara. Portanto, para pagar mais barato, é fundamental pesquisar locais que estão em diferentes regiões, ou realizar orçamentos com mais de um estabelecimento.

O valor do conserto também pode ser influenciado pela urgência do serviço, pelo uso de peças originais da fabricante ou de similares e pela disponibilidade desses itens. Quanto mais urgente, quanto maior for o uso de itens originais e quanto mais difícil for adquirir esses componentes, mais caro tende a ser o custo para trocar a tela do celular.

Vale a pena trocar a tela do celular quando quebra?

Apesar dos custos envolvidos, em geral, a troca de tela do celular após a quebra do display vale a pena. Afinal, o aparelho está em uso constantemente e deixar essa parte fundamental do celular sem conserto pode trazer riscos para a integridade física e, também, para o funcionamento do aparelho, já que uma tela quebrada diminui a durabilidade do dispositivo como um todo.

É importante verificar se o celular ainda está na garantia concedida pela fabricante e pela loja que comercializou o produto. Esse tempo costuma ser de 1 ano a partir do recebimento ou compra do celular.

Publicidade

Caso o smartphone ainda esteja coberto pela garantia, é possível não arcar com nenhum custo para conserto da tela, desde que o defeito tenha vindo de fábrica ou causado por problemas na embalagem, ou no transporte do item.

Em caso de mau uso — quando o defeito é ocasionado pelo próprio consumidor ao utilizar o aparelho — a garantia pode não ser concedida. Além disso, é importante levar o celular em assistências técnicas autorizadas, já que a garantia geralmente não cobre problemas causados por profissionais não credenciados. É importante consultar o contrato de garantia e saber em qual tipo o seu celular está enquadrado.

Fique por dentro das tendências da tecnologia e conheça dicas que ajudam na compra de smartphones e no uso de todos os recursos desses aparelhos. Navegue pelo site Terra Byte!

Fonte: Redação Terra
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações