Que bicho é esse? Binóculos com IA identificam mais de 9 mil animais em tempo real

Anúncio foi feito na maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2024, que acontece em Las Vegas

10 jan 2024 - 16h11
Binóculo que utiliza inteligência artificial identifica mais de 9 mil espécies de bichos em tempo real
Binóculo que utiliza inteligência artificial identifica mais de 9 mil espécies de bichos em tempo real
Foto: Divulgação

Uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA), anunciada na CES 2024, maior feita de tecnologia que acontece em Las Vesgas, EUA, esta semana, pode mudar a forma de observação de aves e a vida selvagem. Os binóculos Swarovski Optic AX Visio usam IA para identificar mais de 9.000 espécies de pássaros e outros bichos em tempo real.

Para usar os binóculos, basta apontar para o animal que deseja identificar e pressionar um botão. Em cerca de cinco segundos, o utensílio mostrará o nome da espécie na tela.

Publicidade

A tecnologia é alimentada por um “sistema integrado de operação e reconhecimento de objetos” e uma unidade de processamento neural integrada.

6 tecnologias bizarras anunciadas na CES até agora 6 tecnologias bizarras anunciadas na CES até agora

Não para por aí

Além de identificar animais, os binóculos AX Visio também tiram fotos e gravam vídeos com uma câmera de vídeo de 13 MP e 1080p. O usuário pode transferir as imagens e vídeos sem fio para o aplicativo Swarovski Optik Outdoor em seu smartphone.

Os binóculos também possuem GPS integrado para ajudar o processador integrado a saber o tipo de espécie que você pode estar observando com base em sua localização.

Publicidade

Outro recurso interessante é a função “Compartilhar descobertas” que permite que marcadores de seta apareçam no visor para que o usuário possa passar o binóculo a um amigo e ele possa ser guiado até o que você viu.

Mas quem quiser essas belezurasAX Visio terão que desembolsar boa grana, os binóculos estão disponíveis para compra por US$ 4.799, algo em torno de R$ 23.476,23.

O objteto é uma alternativa que pode ajudar os observadores de pássaros a identificar espécies que eles nunca viram antes ou ajudar os pesquisadores a coletar dados sobre a distribuição e o comportamento dos animais selvagens.

No entanto, há ressalvas: os binóculos podem ter dificuldade em identificar animais que estão se movendo rapidamente ou que estão escondidos em folhagens densas. 

Publicidade

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações