A capsaicina presente nas pimentas pode causar sensação de queimação na boca, mas o leite pode aliviar essa ardência.
Sabe aquela sensação de boca ardendo após comentar uma comida mexicana ou outro alimento bem apimentado? Isso acontece porque a pimenta, tempero amado por muitos, pode causar um incômodo inesperado: a sensação de queimação.
A responsável por essa sensação é a capsaicina, substância presente nas pimentas. Ao entrar em contato com os receptores de dor na boca, a capsaicina envia sinais ao cérebro, que interpreta como uma queimadura.
E, apesar da ardência, as pimentas são ricas em vitaminas e minerais, como vitamina C e potássio. No entanto, pessoas com problemas estomacais devem evitar o consumo excessivo.
E o que fazer para aliviar a ardência?
Mas calma que tem uma forma de aliviar essa queimação, quase que instantaneamente. E a resposta não é beber água na sequência.
Por mais que a sensação e a situação peça um gole de água urgente, a saída é beber leite. A capsaicina é pouco solúvel em água, por isso beber água não alivia significativamente o ardor.
Já a proteína caseína presente no leite tem grande afinidade com a capsaicina, "aprisionando-a" e aliviando a sensação de queimação.
Outra solução é comer é a gordura, já que a capsaicina é solúvel nessas condições. Por isso, alimentos gordurosos podem ajudar a reduzir o ardor — mas isso não é nem um pouco saudável, então, cuidado!
Mais uma dica envolve evitar bebidas gaseificadas como refrigerantes e água com gás, já que a carbonatação aumenta a interação da capsaicina com os receptores, prolongando a sensação de queimação.
Por que gostamos de pimenta?
A sensação de ardência causada pela pimenta libera adrenalina e noradrenalina, proporcionando uma espécie de "rush" que muitas pessoas encontram prazeroso. É como a sensação de praticar esportes radicais.
A escala de Scoville
Para medir a ardência das pimentas, existe a Escala de Scoville. Quanto maior o número de unidades Scoville (SHU), mais ardida é a pimenta.
A Trinidad Scorpion e a Carolina Reaper são algumas das pimentas mais ardidas do mundo.