Os livros, filmes e as aulas de história muitas vezes remontam ao período de batalhas e descobertas na Roma antiga. Apesar de o imaginário agir bem com esses recursos, um arqueólogo resolveu ir além na experiência imersiva de Roma antiga: ele criou uma reconstrução digital 3D da cidade no século 4 d.C.
O programa "Rome Reborn: Flight over Ancient Rome", foi idealizado pelo Bernard Frischer, da a Escola Luddy de Informática, Computação e Engenharia da Universidade de Indiana (EUA).
Com o apoio da empresa de tecnologia educacional Flyover Zone, o site permite que as pessoas naveguem pela antiga civilização romana.
A ideia do projeto surgiu há quase 50 anos, em 1974, quando o arqueólogo visitava o Museu da Civilização Romana e viu um modelo físico da Roma Antiga.
Inspirado por tudo que viu no museu, o então pesquisador pensou em uma forma de tornar aquelas maquetes em experiências virtuais. Com isso, o trabalho, que levou anos, passou a ser desenvolvido com a ajuda de arqueólogos, engenheiros e historiadores.
Eles utilizaram uma série de registos históricos de como era a Capital do Império Romano no início do século 4. Agora, é possível navegar no projeto 3D pelos principais pontos de Roma antiga, como o Coliseu, o Panteão e o Fórum Romano.
Olhei plantas antigas e fotografias de ruínas e juntei tudo. Eu queria ter uma visualização para as pessoas saberem como seria a cidade instantaneamente. Em duas horas de exploração, as pessoas hoje saberão mais do que um estudante de doutorado saberia na década de 1970.
O porgrama Rome Reborn: Flight over Ancient Rome versão 4.0 foi lançado este mês e está disponível para download no Yorescape.com.
Para navegar pelo modelo virtual é necessário realizar uma assinatura anual de US$ 49,99. Mas, mas para o lançamento foi disponibilizado um teste gratuito disponível até o dia 15 de novembro.