Raça e peso são indicativos da idade em que cães podem ter câncer; entenda

Cientistas propõem que a detecção do câncer canino pode ser melhorada por meio de triagem baseada em exames de sangue aos 2 anos

2 fev 2023 - 12h35
(atualizado às 12h37)
Idade média de cães no diagnóstico de câncer está associada ao tamanho, sexo e raça
Idade média de cães no diagnóstico de câncer está associada ao tamanho, sexo e raça
Foto: Canaltech

Uma nova pesquisa de estudiosos da clínica PetDx em La Jolla, Califórnia, EUA, descobriu como as idades medianas em que é feito o diagnóstico de câncer para cães com diferentes características podem ajudar a estabelecer diretrizes de rastreamento de tumores nos animais, de acordo com raça ou peso. Os resultados foram publicados na revista de acesso aberto PLOS ONE .

Cães adultos morrem mais de câncer do que de qualquer outra causa. Assim como em humanos, a detecção precoce do tumor nos animais pode permitir um tratamento mais eficiente.

Publicidade

A tecnologia evoluiu para que novos exames de sangue não invasivos para cães possam detectar o DNA do tumor muito antes de surgirem outros sinais de câncer. No entanto, faltam diretrizes formais sobre quando os cachorros devem ser rastreados usando esses testes.

Indicativos

Há formas de o cachorro não se estressar com a saída do tutor de casa
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Para ajudar no estabelecimento de tais diretrizes, a equipe de pesquisa buscou determinar a idade média de diagnóstico de câncer de cães com características diferentes. A análise incluiu 3.452 animais com a doença nos EUA.

Como resultado, eles descobriram que a idade média no diagnóstico de câncer para cachorros com peso de 75 quilos ou mais era de 5 anos, e de 11 anos para cães com peso de 2,5 a 5 quilos.

Já a idade média de diagnóstico para cães de raça pura foi de 8,2 anos, em comparação com 9,2 anos para animais cuja raça foi descrita como mestiça ou "outra".

Publicidade

No que diz respeito às raças, pesquisadores conseguiram determinar que Mastiffs, São Bernardo, Dogue Alemão e Bulldogs tinham a idade mediana de diagnóstico mais jovem, aproximadamente 6 anos. 

Por outro lado, os Lébrel irlandês, Vizslas e Boiadeiro de Berna tiveram uma idade média de diagnóstico de 6,1 a 7 anos. O Bichon Frise teve a idade mediana de diagnóstico mais avançada, aos 11,5 anos.

O sexo do animal também influenciou, segundo a pesquisa. As cadelas foram tipicamente diagnosticadas em idades mais avançadas do que os machos, e os cachorros castrados foram diagnosticados mais tarde do que os cães intactos.

Os cientistas propõem que a detecção do câncer canino pode ser melhorada por meio de triagem baseada em exames de sangue, começando 2 anos antes de um cão atingir a idade média de diagnóstico para sua raça ou peso.

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações