Uma nova pesquisa realizada pelos cientistas da Universidade de Nagoya, no Japão, encontrou evidências da melhor forma de fazer os sentimentos de raiva diminuírem quase completamente em situações de estresse.
As descobertas foram publicadas na revista Scientific Reports. O estudo foi feito com base em trabalhos anteriores, que demonstraram como as interações com objetos físicos podem controlar o humor de uma pessoa.
Métodos conhecidos, como correr, respirar fundo ou até mesmo gritar no travesseiro já foram comprovados como boas estratégias para lidar com o sentimento.
Porém, de acordo com a pesquisa, escrever sobre a sua reação num pedaço de papel e em seguida jogá-lo é o melhor.
A equipe recrutou participantes para escrever um artigo de opinião sobre questões sociais importantes.Posteriormente, foram informados que a escrita seria avaliada.
Todos receberam um feedback negativo, independente do conteúdo que foi abordado no texto, além de receberem uma nota baixa nos quesitos de inteligência, interesse, lógica e racionalidade.
Após o resultado, foram instruídos a escrever em um pedaço de papel sobre o que pensaram e sentiram com o retorno do texto. Um grupo precisava descartar o papel na lixeira ou mantê-lo na mesa. O outro grupo tinha a opção de utilizar uma trituradora para destruir o papel ou deixá-lo em uma caixa transparente.
A análise apontou que, apesar de todos terem sentido um nível mais elevado de raiva depois de receberem comentários ofensivos, os participantes que jogaram no lixo ou destruíram o papel com seus pensamentos conseguiram voltar a um estado inicial de calma com mais rapidez.
Enquanto isso, os participantes que deixaram o texto na mesa experimentaram apenas uma pequena diminuição na sua raiva geral.
“Esperávamos que nosso método suprimisse a raiva até certo ponto. No entanto, ficamos surpresos ao ver que a raiva foi eliminada quase totalmente”, disse Nobuyuki Kawai, líder da equipe de pesquisadores.
Os resultados do estudo visam ajudar trabalhadores de escritório a expressar a raiva em situações estressantes de maneira controlada.
“A técnica pode ser aplicada no mesmo momento, escrevendo sobre a origem da raiva, como se estivesse escrevendo uma comunicação oficial da empresa e depois o jogando fora”, disse Kawai.