Apesar de um gesto nada hesitante, um pouco de voz mecânica e expressões faciais não muito naturais, a androide ChihiraAico começou nesta segunda-feira a informar e entreter os clientes de uma das lojas de departamento mais chiques de Tóquio.
Projetada pela Toshiba, esta nova criatura humanoide vestindo um quimono tradicional foi projetada para substituir a figura da recepcionista atrás do balcão da prestigiosa loja Mitsukoshi, no bairro de Nihonbashi, na capital japonesa.
"Meu nome é ChihiraAico", diz ela, balançando a cabeça e dando uma piscadela.
"Eu vou cantar uma canção para você" ou "um bazar de yukatas (quimono de verão) está sendo realizado no andar de vestuário feminino" são algumas das frases que ela solta aos clientes que passam por ela.
Depois de uma primeira apresentação no ano passado em uma feira de tecnologia no Japão, a mais nova humanoide japonesa fez uma aparição em janeiro, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que ela aparece em uma loja e interage com clientes.
"Nosso objetivo é desenvolver um robô que possa gradualmente assumir o papel de um ser humano", disse Hitoshi Tokuda, da Toshiba.
"Colocar a ChihiraAico na Mitsukoshi, que representa o melhor que há em matéria de hospitalidade japonesa, é uma grande oportunidade para ver qual papel nossa humanoide pode desempenhar neste tipo de ambiente", acrescentou.
Nesta matéria, ChihiraAico tem muito o que aprender: ainda não sabe manter uma conversa com um ser humano.