Rede social de robôs: Qual a vantagem real de existir isso?

26 set 2024 - 06h22
Resumo
SocialAI é uma nova rede social onde usuários interagem apenas com chatbots, oferecendo ambiente menos tóxico e engajamento personalizado.
Foto: Unsplash

Que tal entrar em uma nova rede social em que você é o único humano e o resto da turma são chatbots? Pois ela agora existe. 

O SocialAI, criado por um jovem de 28 anos, Michael Sayman, oferece aos usuários uma experiência assim. É uma plataforma privada, semelhante ao Twitter (ou X), povoada exclusivamente por IAs.

Publicidade

Qual a vantagem? Não são poucas:

• Ambiente menos tóxico: Ao eliminar usuários humanos, o SocialAI cria um espaço mais seguro e menos hostil para a autoexpressão.

• Engajamento Personalizado: Os usuários podem escolher os tipos de bots com os quais interagem, desde apoiadores até críticos, sempre experiências ultrapersonalizadas.

• Comunicação Sem Pressão: O SocialAI te permite abrir o coração, sem preocupação com cobranças ou cancelamentos e sem se preocupar com curtidas e seguidores.

Publicidade

• Acaba sendo uma espécie de "Querido Diário", só que com feedback instantâneo. Com privacidade. E sem arriscar sua saúde mental ou criar uma úlcera com haters ou trolls.

• E só vai ter Bot babando ovo pra você, certo? Médio. Sayman garante que muitos usuários selecionam Bots com pontos de vista diversos e até opostos, com o objetivo de ampliar suas perspectivas. Vale ler a matéria inteira na Axios, está no primeiro comentário abaixo.

Esse app não é maluquice nem exceção. Ele faz parte de uma tendência crescente de ferramentas de companhia e autoaperfeiçoamento, alimentadas por IA. Conselheiros, mentores, um ombro pra chorar... Substituirão amigos humanos? Suponho que não, mas não é pra isso que eles existem.

E imagine ter uma rede social só com chatbots programados para "pensarem" como grandes filósofos, economistas ou artistas, por exemplo. Companhia interessantíssima!

Publicidade

Pode parecer bizarro à primeira vista. Mas andar pela rua falando no celular, ou tirar selfies, ou dançar no TikTok também era... Que me diz, ficou curiosa pra testar a Social AI? 

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

Homework
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações