A prefeitura do Rio de Janeiro está lançando ferramentas digitais para mapear e traçar rotas pelo trânsito da cidade antes e durante a Copa do Mundo. De acordo com informações do jornal O Globo, o objetivo é facilitar a escolha das rotas das seleções que vão se hospedar e jogar no Estado do Rio, além dos juízes, dirigentes da Fifa e autoridades.
A plataforma digital, criada pelo Centro de Operações Rio (COR), utiliza recursos do Google e do Waze, principalmente o GPS. É possível monitorar o status do trânsito pelas cores verde, laranja e vermelha. Um mosaico de câmeras também estreia na Copa para visualizar todos os equipamentos de uma rota.
Junto com órgãos de segurança federais e estaduais, a prefeitura mapeou 110 rotas. A cada trajeto principal, há sempre dois alternativos em caso de imprevistos. O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) terá todo o monitoramento do COR replicado em um videowall (supertelão) e em 98 monitores LED. No COR, também há um videowall e 80 monitores, que visualizam cerca de 800 câmeras da CET-Rio, de concessionárias e particulares.
O Estado do Rio de Janeiro vai hospedar, além dos jogadores brasileiros, as seleções da Inglaterra, Itália e Holanda, e na primeira fase, ainda virão as delegações da Argentina, Bósnia, Espanha, Chile, Bélgica, Rússia, Equador e França.