O rover Perseverance, robô que a Nasa usa para explorar a superfície terrestre de Marte, se despediu de uma "pedra no sapato" que o acompanou no planeta vermelho por mais de 10 km e 427 dias marcianos, que têm pouco mais do que 40 minutos do que os terrestres.
Um pedaço de rocha que se prendeu na roda do Perseverance conquistou certo apelo emocional por parte dos engenheiros envolvidos no projeto, depois que os operadores se conformaram que não conseguiriam remover o objeto do robô.
Os envolvidos no projeto constataram que a pedra não comprometia a movimentação do rover e, com o tempo, começaram a encará-la como "pet", ou ainda uma espécie de companhia para o solitário Perseverance.
Na última quinta-feira (20), Gwénaël Caravaca, operador da equipe de supercâmeras da missão, anunciou em seu Twitter que o amigo rochoso do robô da Nasa havia voltado à imensidão da superfície marciana.
Farewell "Rock Friend" 🫂
We found out in latest Hazcam we have lost our pet rock in the front left wheel of @NASAPersevere
It spent 427 Sols with us (more than an Earth year!), and traveled about 10 km since Sol 341😳
Farewell Rock Friend, you will be missed! pic.twitter.com/C0WywiwicP
— Dr. Gwénaël Caravaca 🔴 ⛏ (@GCC_Mars) April 20, 2023
Perseverance
O Perseverance pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021, junto ao helicóptero Ingenuity. Desde então, os equipamentos vêm estudando formações geológicas de interesse e coletando amostras, que futuramente serão levadas para a Terra por meio de uma campanha conjunta da Nasa e da Agência Espacial Europeia.
Na semana passada, os robôs se encontraram pelos caminhos de Marte e a Nasa divulgou algumas fotos do helicóptero capturadas pelo robô terrestre.
Well, we don't see this every day!
For the first time in nearly two years, @NASAPersevere is close enough to see the dust on the #MarsHelicopter 's rotors. 😮 From about 75 ft / 23 m away, Ingenuity looks to be holding up well in the harsh Martian environment. pic.twitter.com/slVMVRMRam
— NASA JPL (@NASAJPL) April 19, 2023