Embora a inteligência artificial e a robótica irão expandir em segmentos como saúde, transporte, manutenção da casa e serviço ao consumidor, especialistas estão divididos sobre qual o impacto os robôs terão nos empregos dos humanos. É o que mostrou uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pela Pew Research.
O estudo foi realizado com 1.896 respondentes, e 48% deles acreditam que os robôs irão tirar o emprego de trabalhadores da área manual, como de produção, limpeza e construção, além da área corporativa. Segundo eles, a inteligência artificial vai resultar em um desequilíbrio em salários, altas taxas de desemprego e crises na ordem da sociedade.
No entanto, a outra metade dos participantes da pesquisa (52%), espera que a tecnologia não substitua mais empregos do que os que vai criar até 2025. Eles acreditam que os homens vão criar novas posições e indústrias para se sustentarem, da mesma forma que vêm fazendo desde a Revolução Industrial.
Os respondentes também disseram que haverá mudanças positivas na relação da sociedade com os empregos, de forma que os homens vão retornar a modos de produção artesanais, ou vão focar em mais tempo para o lazer e para passar com a família.
Túnel do tempo: relembre gadgets dos anos 80 e 90