O rover Perseverance, da Nasa, além de realizar descobertas científicas e coletar amostras de solo desde que aterrissou em Marte em 2021, também tem dedicado seu tempo a capturar imagens curiosas. O equipamento já descobriu uma curiosa rocha listada na região conhecida como "Anjo Brilhante".
Agora, o rover revelou uma nova rocha inusitada de cor vermelha com manchas verdes, situada numa área conhecida como "Corredeiras Serpentinas".
Ao realizar sua pesquisa no local, o dispositivo empregou uma broca abrasiva para estabelecer uma área de estudo em uma formação rochosa conhecida como "Wallace Button". A marca, de cinco centímetros de diâmetro, desvendou uma variedade de cores intrigantes - variações de branco, preto e verde que se opõem ao vermelho predominantemente na rocha.
A característica que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi a existência de manchas verdes, com bordas debilitadas, que se sobressaem no centro escuro da amostra. Na Terra, as rochas de cor vermelha, também chamadas de "leitos vermelhos", geralmente ganham essa cor devido ao ferro oxidado (Fe3+), o mesmo mineral que confere a cor ferruginosa dos metais e a cor avermelhada do sangue humano.
Apesar de essa possibilidade poder estar associada à existência de micróbios na Terra, uma ocorrência também pode ser provocada pela composição de matéria orgânica ou pela interação entre ferro e enxofre, sem necessariamente implicar a existência de vida microbiana.
Em um comunicado, a Nasa explicou que: “Infelizmente, não havia espaço suficiente para colocar com segurança o braço do rover diretamente no topo de um dos pontos verdes, dentro da mancha de abrasão, então sua composição permanece um mistério”. “No entanto, a equipe está sempre à procura de características interessantes e inesperadas semelhantes nas rochas”.