As câmeras da Nasa capturaram algo inusitado em Marte: uma cratera que se você forçar um pouco a imaginação, se parecerá com o rosto de um “urso” — assim como quando imaginamos símbolos e imagens nas nuvens.
Mas calma, não se trata de um animal vivendo no planeta vermelho, apenas um pouco da pareidolia facial — tendência ou ilusão humana de ver estruturas faciais em objetos do cotidiano.
O Mars Reconnaissance Orbiter MRO), da Nasa, fotografou uma colina com uma estrutura em formato de V, formando o que seria o nariz. Duas crateras se somam a imagem formando o que seriam os olhos e um padrão de fratura circular simboliza o que seria a cabeça.
Como explicou a Universidade do Arizona, que opera a câmera HiRise (High Resolution Imaging Experiment) a bordo do MRO, o padrão de fratura circular pode ser devido ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada. "Talvez o nariz seja uma abertura vulcânica ou de lama e o depósito possa ser lava ou fluxos de lama", disseram.
Essa, no entanto, não foi a primeira vez o planeta vermelho surpreendeu com “rostos”. A HiRise tem o dom de encontrar rostos criativo em Marte: A câmera já fotografou a cratera chamada de “Happy Face”, o “Beaker do The Muppet Show” e, curiosamente, “Ed Asner”.
Encontrar esse urso é apenas mais um dia comum no planeta vermelho. A equipe que opera a HiRise ainda brincou: "Apenas sorria e aguente”.
HiPOD: A Bear on Mars?
This feature looks a bit like a bear’s face. What is it really?
More: https://t.co/MpLQBg38ur
NASA/JPL-Caltech/UArizona #Mars #science #NASA https://t.co/2WUNquTUZH pic.twitter.com/1k2ZnLcJ5o
— HiRISE: Beautiful Mars (NASA) (@HiRISE) January 25, 2023