O Governo do Rio Grande do Sul lançou, nesta quinta-feira (8), durante o 15º Fórum Internacional de Software Livre (FISL), um aplicativo de serviços do RS Móvel para facilitar a vida do cidadão em busca de serviço público. Com isso, a página na internet passa a ser também um aplicativo disponível gratuitamente para celular com sistemas IOS e Android.
A nova versão do portal dobrou o número de serviços oferecidos pelo Estado, que agora inclui aproximadamente 50 itens. Além das informações gerais do governo estadual, o cidadão poderá fazer uma denúncia na área de segurança pública, consultar matrículas nas escolas da rede estadual, acessar os serviços da CEEE, Corsan, entre outros.
A Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul afirmou que o aplicativo é uma das mais importantes ferramentas de relacionamento do Estado com o cidadão e que as pessoas terão acesso direto a uma série de informações públicas, como acompanhamento de pedidos, denúncias, informações e ouvidoria.
Segundo o órgão, o aplicativo apresenta uma interface muito mais atrativa, dinâmica e voltada para a localização rápida dos serviços na internet, através de dispositivos móveis. O RS Móvel foi desenvolvido através da parceria da Secom com a Procergs. A primeira versão foi lançada em 2011 e o aplicativo já tem código de software livre.
Considerado um dos maiores eventos do mundo na área, o Fórum Internacional de Software Livre começou na última quarta-feira (7) e vai até sábado (10) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Este ano, o tema central é Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem.