Ruth Sheherazade: criador de perfil fictício diz que sofre ameaças

"Para nós, bandido bom não é bandido morto", afirma o autor da página

17 fev 2014 - 15h57
(atualizado às 17h36)
Sátira de Rachel Sheherazade no Facebook foi criada pelo publicitário Pedro Felipe Vilareal
Sátira de Rachel Sheherazade no Facebook foi criada pelo publicitário Pedro Felipe Vilareal
Foto: Reprodução

A página cômica Ruth Sheherazade alcançou 72 mil curtidas no Facebook em menos de uma semana  - o espaço foi criado na última terça-feira. Desenvolvido pelo publicitário, Pedro Felipe, o site faz uma sátira da apresentadora do SBT, Rachel Sheherazade, usando como temática a personagem que seria uma irmão gêmea "boazinha" da âncora. A sátira é baseada na novela “Mulheres de Areia” que tem as irmãs gêmeas Ruth e Rachel como protagonistas. Na trama, Ruth é a heroína enquanto Rachel é a vilã – o papel foi encenado em duas versões, a primeira com a atriz Eva Wilma em 1973, e Glória Pires repetiu o papel no remake de 1993.

Publicidade

O site começou em 11 de fevereiro, e no primeiro dia alcançou 5 mil curtidas. A tendência continuou no dia seguinte atingindo 20 mil acessos, e manteve nesta crescente desde então. O espaço na rede social começou com uma "brincadeira" entre Pedro Felipe e seus amigos. "A página começou com um rapaz que também ajuda nas postagens, o Renato Bacon. Ele postou no Twitter uma piada que foi para os melhores do microblog, algo como 'melhor que a Raquel só a Ruth’. Pensamos, ‘por que não fazer a Ruth’", relata o publicitário. "A gente nunca imaginou que aquela, uma piada interna, uma piada nossa tomaria essa proporção".

Nas palavras do publicitário, o papel de Sheherazade como formadora de opinião é "muito cruel", devido ao tamanho da exposição. Pedro Felipe ainda explica está criando junto a amigos um crowdfunding – financiamento coletivo – para ajudar o estudante brasileiro a não se tornar um bandido. "A gente começou a fazer um crowdfunding para adotar um estudante. Algo para que as pessoas possam investir no estudante brasileiro, antes de ele virar bandido", disse Felipe. ‘Para nós, bandido bom não é bandido morto’”, completou o autor da página.

Ameaças

Com comentários a favor de casais homoafetivos, contra discursos fascistas, com um suposto relacionamento de José Luís Datena (apresentador do SBT) e Sheherazade e até uma foto do personagem Tonho da Lua (personagem amigo de Ruth de interpretado por Marcos Frota na novela ); o site atraiu não só comentários positivos, mas a ira de pessoas a favor da apresentadora.

Publicidade

"Eu estou muito preocupado porque até PM me ameaçou. Pegaram uma foto do meu sobrinho no meu colo e falaram que eu o aliciava", afirma Felipe. "E isso é uma coisa que a própria Rachel (Sheherazade) é contra. Ela é a favor da família", completa. Felipe afirma que recebeu apoio de um grupo de advogados para proteger-se na Justiça contra ações futuras.

Sheherazade e SBT

O SBT foi procurado para comentar sobre a página e a personagem Ruth Sheherazade. De acordo com a assessoria da TV não haverá nenhuma ação de Justiça contra o publicitário e os demais criadores da página. A assessoria do SBT ainda enfatizou que o canal respeita a “liberdade de expressão”. O publicitário ainda reiterou que está aberto ao “diálogo” com o SBT e Sheherazade. Ele acredita que é possível ter uma abertura. E cita como exemplo outro perfil cômico, o Dilma Bolada. Procurada pelo Terra, Rachel Sheherazade não se manifestou sobre o conteúdo da página.

Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se