Alguns dos que já deram início aos preparos para a ceia de Natal podem ter se deparado com uma informação estranha na hora de assar o Peru no forno: devo colocar a ave junto com parte da embalagem para esquentar? O plástico não vai derreter?
Algumas marcas optam por vender o Peru embalado em um plástico especial que ajuda na hora da preparação do prato em casa. Neste caso, não, o material não derrete, e o motivo é bem simples.
O saco que embala a carne é feito de um material que só derrete com temperaturas muito altas, normalmente inalcaçáveis por um forno comum. Conhecido como "plástico PET", o polímetro não apresenta risco de derretimento em ambientes com temperatura inferior a 260ºC — algo bem acima da média de 200ºC em que se assam os pratos.
O plástico serve para manter a umidade da carne, garantindo que os líquidos da ave não evaporem durante o preparo e fazendo com que o prato chegue com mais suculência na mesa da ceia natalia.
Mas atenção: hora de preparar o Peru, é importante ler as instruções em cada embalagem. Caso a marca escolhida venha com o plástico de preparo, isso estará escrito de forma clara e precisa no pacote do produto.
Também é importante não deixar o plástico encostar na grelha ou nas paredes do forno, que ficam com temperaturas superiores ao limite de resistência do material. Caso encoste, a chance de derretimento é grande.