Conforme a Samsung Electronics vende menos unidades de seus próprios smartphones, os negócios de componentes do grupo sul-coreano estão sob pressão para preencher a lacuna e conseguir clientes externos para chips e painéis de display, incluindo colocar estas peças em dispositivos móveis rivais.
A Samsung Display começou a fornecer painéis Oled para as fabricantes chinesas de smartphone Lenovo, Coolpad, Oppo Electronics e Vivo Electronics. E a subsidiária diz que está buscando mais clientes, com o objetivo de ter metade de sua receita total até 2017 com origem em vendas para clientes externos, ante pouco mais de um terço em 2013.
Executivos do setor estimam que clientes externos respondem por cerca de um quinto das vendas de painéis menores de smartphones e tablets da Samsung Display, ante cerca de 50 por cento para painéis maiores para TVs, evidenciando uma necessidade de mais clientes de dispositivos móveis.
"O desejo da Samsung Display de aumentar as vendas externas não era tão forte quando os dispositivos Galaxy S da Samsung estavam vendendo bem, mas agora (a subsidiária) está tentando evitar ser muito dependente de um único cliente", disse à Reuters uma pessoa com conhecimento direto do assunto.
O negócio de chips de sistemas da Samsung também está tentando ampliar sua base de clientes após um fraco 2014. Alguns analistas dizem que o negócio perdeu mais de 1 bilhão de dólares no ano passado com vendas em queda de smartphones Galaxy, e a perda de um contrato para fornecer o processador para o iPhone 6 da Apple.
"Alguns dos negócios de componentes e outras afiliadas da Samsung eram muito dependentes do mercado cativo (interno)", disse o analista da IM Investment Lee Min-hee. "Aconteceu uma mudança geral de direção, com os negócios procurando fazer mais vendas externas e diversificar a base de clientes".
(Por Se Young Lee)