Com 800 mil unidades do Galaxy Gear vendidas em 2013, a Samsung é a líder do mercado de smartwatch com 34%, é o que afirma um novo grupo de pesquisa foi criado para avaliar o crescimento do mercado de smatwatch no mundo, o SWG (Smartwatch Group). As informações do grupo ainda mostram que a Nike possui a segunda posição do mercado com 9% e a Garmin possui a terceira com 8%.
O SWG é um grupo independente com sede em Zurique (SUI) que pretende analisar o crescimento do mercado de relógios inteligentes para os próximos. Capitaneado por Pascal Koenig, diretor do grupo com experiência no mercado de relógios inteligentes, o projeto já conseguiu analisar a existência de 40 companhias com smartwatches em venda ou desenvolvimento no mundo que renderam US$ 700 milhões em 2013.
Outra informação colhida pelo grupo mostra que um terço dos criadores de relógios inteligentes do mercado são statups – com menos de cinco anos de existência.
Entre outros dados, a empresa de Koenig ainda relata a existência 20 mil desenvolvedores de smartwatches no mundo, 50% das empresas que desenvolvem os aparelhos estão na China e Estados Unidos, 20% dos gadgets são destinados aos mercados de esportes e saúde. O SWG ainda afirma que 90% possuem Bluetooth Low Energy (BLE) para se conectar aos smartphones e a média de preço dos aparelhos seria US$ 225.
Veja abaixo como está distribuído o mercado:
Empresa | Sede | Nome do smartwatch | Unidades vendidas | Volume de mercado | Fatia do mercado |
Samsung | Coreia do Sul | Galaxy Gear | 800 mil | US$ 240 milhões | 34% |
Nike | Estados Unidos | Fuelband | 400 mil | US$ 60 milhões | 9% |
Garmin | Suíça | Forerunner 220/620, D2 | 200 mil | US$ 60 milhões | 8% |
Fitbit | Estados Unidos | Fitbit Force | 450 mil | US$ 59 milhões | 8% |
Sony | Japão | SmartWatch | 250 mil | US$ 50 milhões | 7% |
Peeble | Estados Unidos | Peeble Watch | 300 mil | US$ 45 milhões | 6% |
Shanda/Geak | China | Geak Watch | 100 mil | US$ 30 milhões | 4% |
Mio Alpha | Canadá | Heart Rate Sport Watch | 100 mil | US$ 20 milhões | 3% |
Yingqu | China | InWatch One | 50 mil | US$ 13 milhões | 2% |
Casio | Japão | G-Shock Bluetooth | 50 mil | US$ 10 milhões | 1% |
Outros | 30 empresas | 450 mil | US$ 125 milhões | 17,6% | |
Total | 40 empresas | 3,1 milhões | US$ 711 milhões | 100% |