A Samsung pediu desculpas oficialmente nesta quarta-feira aos funcionários da empresa que contraíram leucemia ou outras doenças incuráveis em suas fábricas. Segundo a agência Yonhap News, o CEO da companhia, Kwon Oh-hyun confirmou que “diversos trabalhadores em nossas fábricas de produção sofreram de leucemia e outras doenças incuráveis, que também levam à morte”.
Os problemas com as mortes de trabalhadores da companhia na Coreia do Sul surgiram em 2007, logo após Hwang Yu-mi, um ex-funcionário da empresa morrer de leucemia. A família diz que a morte foi causada devido à exposição de materiais químicos letais na fábrica de chips da empresa em Suwon, na Coreia do Sul. No ano de 2011, a família de Hwang e de outras quatro vítimas de leucemia receberam parecer a favor da Justiça coreana. Em 2012, o Serviço de Compensação ao Trabalhador da Coreia do Sul, agência que regula acidentes industriais no país, ainda constatou outro caso – uma ex-funcionária com câncer de mama.
Kwon ainda afirmou que a companhia sul-coreana não deve mais se envolver em processos com entre as vítimas e o Serviço de Compensação ao Trabalhador e deverá compensá-los e suas famílias pela falha. Ele ainda afirmou que a Samsung devia ter resolvido este assunto antes e que estão com o “coração abalado” por falhar em resolvê-lo e pedem “imensas e profundas” desculpas aos envolvidos.