Guardas florestais australianos encontraram um sapo-cururu de 2,7 kg em um parque na costa do país. O animal foi achado depois que os trabalhadores do Parque Nacional Conway de Queensland se aproximaram para observar uma cobra que passava por uma trilha.
Devido ao seu tamanho, os guardas florestais acreditam que era uma fêmea adulta. Segundo as autoridades, um sapo-cururu desse porte pode comer qualquer coisa que caiba em sua boca, como insetos, répteis e até pequenos mamíferos.
"Abaixei-me, agarrei o sapo-cururu e não pude acreditar no quão grande e pesado ele era", disse a guarda-florestal Kylee Gray.
O "monstro", que tem o tamanho equivalente a um braço humano, foi sacrificado pelas autoridades, já que trata-se de uma espécie invasora e venenosa capaz de desregular o habitat de animais nativos.
Os sapos-cururs foram introduzidos em Queensland na década de 30, para controlar uma infestação de besouros-cana, mas a grande capacidade de reprodução do anfíbio fez com que a espécie crescesse de forma incontrolável — fêmeas podem produzir até 30 mil ovos em uma única temporada.
Em um comunicado, o Departamento de Meio Ambiente e Ciência de Queensland afirmou que iria investigar se o sapo poderia ser um recordista devido a seu peso e tamanho. A expectativa é que o animal vá para o Museu de Queensland.
Veja detalhes: