Scania anuncia ônibus elétrico fabricado no Brasil em 2025

A Scania, fabricante de caminhões que faz parte do Grupo Volkswagen, usará a fábrica em São Bernardo do Campo para produzir seu primeiro ônibus elétrico no país

26 jun 2024 - 17h00
(atualizado às 21h39)

A Scania confirmou nesta terça-feira (25) que lançará na próxima edição da Lat.Bus 2024, marcada para agosto, seu primeiro ônibus 100% elétrico. Batizado de K 230E B4x2LB, o modelo faz parte de um pacote de novo ciclo de investimentos para o mercado brasileiro.

Foto: Divulgação/Scania / Canaltech

Em comunicado oficial após encontro com o Ministro da Indústria e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, Christopher Podgorski, informou que parte dos recursos será direcionada para a produção do ônibus zero emissor de poluentes em sua fábrica no país a partir de março de 2025.

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"Graças a nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ainda o exclusivo Sistema Modular Scania conseguimos incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém introduzidas, como agora estamos fazendo com a plataforma para Chassis para Ônibus Elétricos".

Podgorski revelou que serão gastos R$ 60 milhões na adequação da planta de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, para que ela possa passar a fabricar os chassis para ônibus elétricos, e explicou que os K 230E B4x2LB que serão ofertados ao mercado brasileiro são os mesmos produzidos pela Scania na Polônia.

Como é o ônibus elétrico da Scania?

O K 230E B4x2LB é um ônibus modelo 4 x 12, com 12 metros de comprimento e capacidade para comportar até 80 passageiros. Segundo a marca, o modelo que será fabricado no Brasil é equipado com até 5 pacotes de baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC).

Importadas da Suécia, as baterias modulares oferecem pacotes de 104 kWh e podem ser instaladas de diferentes formas: três no teto e uma nos fundos do ônibus ou quatro no teto e uma na parte de trás do veículo.

Segundo a Scania, as baterias produzidas pela parceira Northvolt oferecem autonomia variável entre 250 km e 300 km. O motor do primeiro ônibus elétrico da marca, por sua vez, tem 310 cv de potência e torque de 224,3 kgf/m. O conjunto se completa por um câmbio de duas velocidades.

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Scania quer colocar ônibus elétrico nas ruas brasileiras no último trimestre de 2025 (Imagem: Divulgação/Scania)
Foto: Canaltech

A marca informou ainda que o sistema de recarga do ônibus elétrico é de 130 kW, e o tempo necessário para "encher o tanque", ou melhor, recuperar as baterias, varia entre 2h30 e 2h e 50 minutos.

As primeiras unidades do K 230E B4x2LB produzidas no Brasil devem começar a ser entregues a partir de setembro de 2025. A previsão inicial é que sejam fabricadas 50 unidades, mas esse número pode crescer de acordo com a aceitação e a demanda do mercado, segundo os executivos da Scania.

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