"Quase todo mundo escova os dentes", concluiu um grupo de pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, em 2012. O problema é que "apenas uma em cada dez pessoas faz isso do jeito certo". Os resultados se referiam à Suécia, mas, pelo que sabemos, ainda são perfeitamente válidos para o mundo ocidental: dedicamos uma quantidade desproporcional de tempo e recursos para escovar os dentes… do jeito errado.
E a culpa não é só das pessoas
Como explicou a BBC, estudos já identificaram pelo menos "66 tipos diferentes de orientações de especialistas, algumas vezes até contraditórias entre si". Então a pergunta que fica é: o que diz a ciência atual sobre escovar os dentes?
Como escovar os dentes?
A forma mais eficaz de escovar os dentes começa entendendo por que fazemos isso. Normalmente, achamos que é só para tirar restos de comida da boca — mas vai além. Os dentes acumulam uma camada densa chamada placa bacteriana, que não sai só com enxágue.
Escovamos os dentes para remover essa camada pegajosa manualmente, tanto dos dentes quanto das gengivas.
Existem várias técnicas, mas o mais importante é: "nada de escovar na horizontal — o movimento deve ser da gengiva para a ponta do dente", explica o dentista Juan Casado Adán
. E é essencial escovar dente por dente, com calma e sem fazer muita força.
Quantas vezes escovar os dentes?
No mínimo duas vezes por dia, segundo os especialistas: uma antes de dormir e outra logo ao acordar. Pode parecer estranho, mas tem motivo: a saliva ajuda a ...
Matérias relacionadas