Em maio de 2019 aconteceu um evento curioso em uma das redes sociais mais acessadas do mundo: o aplicativo WhatsApp ficou vulnerável por horas em decorrência de uma tentativa de invasão e os usuários tiveram seus perfis expostos à hackers.
O que aconteceu
Uma enorme falha de segurança deixou o WhatsApp vulnerável a um ataque de spyware. A brecha permitia que o software fosse instalado via ligação de voz, mesmo sem que o usuário atendesse ao chamado, que por muitas vezes desaparecia do histórico da conversa. Esse ataque permitia a instalação secreta de spyware que transformaria o telefone em um espião remoto. O programa de espionagem foi desenvolvido por uma empresa de cibervigilância israelense: a NSO Group. O que aconteceria depois era a transmissão do conteúdo criptografado, como mensagens privadas, localização e até mesmo a ativação de câmeras e microfones.
Conforme a The Citizen Lab “O Pegasus também parece estar sendo usado por países com registros duvidosos de direitos humanos e histórias de comportamento abusivo dos serviços de segurança do Estado.” Há indícios de possíveis temas políticos colocando em dúvida se a tecnologia está sendo usada de maneira legal. Foram encontradas suspeitas de infecções por NSO Pegasus associadas a 33 dos 36 operadores Pegasus*.
O NSO Group negou as acusações, e declarou ao Financial Times que não poderia utilizar sua tecnologia por conta própria contra usuários comuns ou organizações.
Pesquisadores descobriram que o uso de spyware vem aumentando e o foco é atingir ativistas, legisladores, políticos, advogados de famílias e jornalistas de cartéis ilegais. O WhatApp pediu para que todos os seus usuários atualizassem suas contas para a última versão para evitar risco
de novos ataques.
Como observamos cada vez mais o spyware está chegando aos dispositivos móveis. Por isso, é importante perceber que a segurança é algo fundamental enquanto se navega pela web. Deixe suas atualizações sempre no automático, fique atento a links suspeitos e ao fazer download de
softwares de procedência duvidosa. A sugestão mais eficaz é ter instalado softwares de segurança como o Terra Antivírus que oferece soluções que protegem sua família e toda sua casa.
*Software de espionagem usado pelo governo Mexicano
Fonte: The Guardian