Senadores dos EUA perguntam a presidente da Amazon se selo engana clientes

12 ago 2019 - 18h09
(atualizado às 19h30)

Senadores dos Estados Unidos inquiriram nesta segunda-feira o presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos, sobre como o selo "Amazon's Choice" é definido para produtos e se a designação engana consumidores ao fazê-los comprar "produtos de qualidade inferior".

30/07/2019. REUTERS/Carlos Jasso
30/07/2019. REUTERS/Carlos Jasso
Foto: Reuters

"Estamos preocupados que o selo seja atribuído de maneira arbitrária, ou pior, com base em resenhas fraudulentas de produtos", disseram os senadores democratas Bob Menendez e Richard Blumenthal em carta a Bezos.

Publicidade

O selo "Amazon's Choice" (Escolha da Amazon) é uma pequena marca que aparece próxima de certos produtos, de forma semelhante à designação "mais vendido".

A Amazon abriu um processo em 2015 para impedir companhias de escreverem resenhas falsas para vendê-las a varejistas interessados em ampliar suas vendas no site.

Os senadores afirmaram que a falta de informação sobre como a Amazon determina que produtos recebem o selo os levou a questionar se a companhia os está usando para "promover seus próprios produtos ante os de competidores, potencialmente colocando em desvantagem os vendedores menores na plataforma".

Representantes da Amazon não puderam responder de imediato.

Publicidade

O Departamento de Justiça dos EUA anunciou em julho uma investigação se grandes companhias de tecnologia, incluindo serviços de varejo online estão engajadas em práticas anticompetitivas.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se