Amazon lançou os 'Shopping Guides' com IA para recomendações personalizadas de compras de produtos.
Quer fazer compras numa loja que lê sua mente? A Amazon não chegou lá, mas está a caminho. Sua grande novidade são os "Shopping Guides", novos "Guias de Compras".
Eles fornecem informações curadas por IA e tabelas comparativas, analisam dados de produtos, seu histórico de compras e avaliações de usuários. Com isso tudo, te oferecem descrições e recomendações ultrapersonalizadas.
Rufus, o assistente de compras com IA da Amazon, complementa os Guias de Compras oferecendo comparações de produtos interativas e personalizadas, além de responder a perguntas. Detalhe: o Rufus também pode incorporar anúncios pagos em suas sugestões.
Esses guias por enquanto só estão disponíveis nos EUA, no site e aplicativo móvel da Amazon. Eles já cobrem mais de 100 categorias de produtos e visam simplificar a pesquisa de produtos. Daqui a pouco aparecem no Brasil.
A Amazon também está usando IA generativa para criar categorias de recomendação mais específicas em sua página inicial. Por exemplo, "Bonecas legais para sua filhinha no Dia das Crianças".
Para vendedores, a Amazon introduziu ferramentas de IA para gerar listagens de produtos e Conteúdo A+. Assim ela ajuda o parceiro a criar descrições de produtos engajantes e imagens estilosas.
É pouco? Anota aí o que está no roadmap da Amazon para 2025:
- Agentes de IA que recomendam produtos autonomamente e adicionam itens ao carrinho do cliente
- Sistemas que podem fazer compras com base nas necessidades do cliente. Por exemplo, comprar equipamentos de camping para suas próximas férias
- Projeto Amelia, um assistente de IA para vendedores parceiros da Amazon, que fornece recomendações personalizadas e insights de negócios.
E em 2026 ou 2027? Impossível prever. Em se tratando de IA, tá muito, muito longe..., mas chegaremos lá rapidinho!
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.