Site permite montar asteroide virtual e efeitos catastróficos da queda

Desenvolvedor de jogos criou plataforma que permite ao usuário escolher até ângulo em que o asteroide chegaria à superfície terrestre

7 dez 2022 - 16h40
(atualizado às 16h46)
Vem, meteoro! Site cria asteroide digital para chamar de seu
Vem, meteoro! Site cria asteroide digital para chamar de seu
Foto: Rodion Zhuravlev / Pixabay

O que aconteceria se um asteroide atingisse a Terra? O desenvolvedor de games Neal Agarwal criou um jogo capaz de responder essa pergunta com apenas alguns cliques. Na plataforma Asteroid Launcher (URL neal.fun/asteroid-launcher), qualquer um pode escolher as características de um corpo rochoso e jogá-lo em qualquer lugar do planeta Terra para ver o que acontece.

Para construir os cenários apocalípticos, o passo a passo é bem simples. Depois de acessar o site do jogo, o usuário já é direcionado para um mapa com um menu repleto de opções de asteroides.

Publicidade

É possível escolher a composição do objeto gigante, que pode ser de carbonoouro, ferro ou pedra, ou ainda selecionar se será um cometa. Depois, o diâmetro pode ser ajustado entre um e 1.500 metros, enquanto a velocidade pode variar de um a 100 quilômetros por hora.

Asteroide caindo sobre a ponte Rio-Niterói produziria efeitos sobre todo o sudeste brasileiro
Foto: Terra Byte

O ângulo do impacto também pode ser selecionado entre cinco e 90 graus. Por fim, é só selecionar onde o asteroide cairá.

O site fornece uma visualização de dados integrada com o mapa que mostra onde e com que intensidade diversos impactos serão sentidos.

Ele calcula o número de mortes; se o asteroide explode no ar ou se ele atinge o solo, formando uma cratera; o tamanho do deslocamento de ar causado pela explosão; e os impactos na saúde humana ao redor do local selecionado.

Publicidade
Jogo simula colisão de asteroide com o planeta Terra
Foto: Terra Byte

Dependendo das configurações iniciais selecionadas pelo usuário, os efeitos diretos do asteroide podem atingir milhões de pessoas, em diversos países, de uma só vez. A interface também calcula a magnitude dos terremotos que seriam causados pela colisão.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações