Soldados ucranianos teriam transformado carro de hidrogênio em bomba, diz site

Informações foram dadas pelo veículo Euromaidan Press

15 ago 2024 - 12h04
Resumo
Soldados ucranianos transformam célula de combustível de hidrogênio em bomba improvisada para enfrentar tropas russas em Vovchansk, na Ucrânia.
Forças ucranianas podem ter usado carro de hidrogênio para formar bomba improvisada
Forças ucranianas podem ter usado carro de hidrogênio para formar bomba improvisada
Foto: Reprodução

Soldados ucranianos podem ter transformado uma célula de combustível de hidrogênio de um veículo Toyota Mirai em uma bomba improvisada para enfrentar as forças russas na cidade de Vovchansk, na Ucrânia. As informações foram compartilhadas pelo site Euromaidan Press. 

O carro, que já havia sido destruído, teria fornecido instrumetnos necessários para criar a arma que ajudou a forçar o recuo das tropas russas.

Publicidade

Segundo a publicação, a célula de combustível de hidrogênio foi adaptada para funcionar como um explosivo.

A bomba, com cerca de 199 kg, foi transportada pelo solo e controlada remotamente devido ao seu peso e às dificuldades com a interrupção de eletrônicos russos.

Após atingir uma fábrica bombardeada, o dispositivo causou danos imporantes com explosões e detritos.

O que é a bomba H? O que é a bomba H?

Publicidade

É uma arma nuclear?

Embora seja chamada de "bomba de hidrogênio", o dispositivo não é caracterizado como arma termonuclear. Em vez disso, ucranianos usaram explosivos plásticos para detonar o gás hidrogênio na célula de combustível do carro.

Normalmente uma bomba de hidrogênio, ou bomba H, libera uma energia maior do que uma bomba atômica tradicional. Ela inicia uma reação em cadeia onde uma explosão nuclear "acende" a fusão de átomos de hidrogênio, liberando uma quantidade grande de energia. 

No caso do carro ucraniano, a escassez de munições ocidentais e a proximidade da fronteira russa levaram os combatentes a utilizar métodos alternativos para obter vantagens.

Além da célula de combustível do Toyota, componentes de veículos Tesla também foram empregados na construção de drones, mostrando a adaptabilidade dos ucranianos em meio ao conflito.

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações