O speed test é uma ferramenta importante que ajuda quem está com problemas de conexão de internet em casa, ou para quem acabou de contratar um serviço de internet com alguma operadora e quer conferir se a velocidade de conexão real é equivalente ao plano contratado.
Leia também: Não cometa esses erros ao contratar internet para a sua casa
A ferramenta é gratuita e pode ser acessada tanto por computadores e notebooks quanto por smartphones. É importante entender como realizar o teste de velocidade de internet e, principalmente, interpretar as informações exibidas durante o speed test.
A partir das informações, pode ser necessário tomar medidas para aumentar ou melhorar a velocidade de conexão, desde reclamações diretamente com a operadora, a contratação de um novo plano de internet ou troca de operadora, ou até mesmo o registro formal de uma reclamação com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que fiscaliza o setor.
O que é o speed test?
O speed test, também conhecido como teste de velocidade de internet, é um recurso que permite avaliar a velocidade e o desempenho de uma conexão em redes domésticas, comerciais ou empresariais.
O teste ajuda a verificar a velocidade de transferência de dados entre o servidor de internet e os computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos conectados à rede.
Quanto mais rápida for a internet, mais recursos poderão ser utilizados pelos usuários da rede, como jogos eletrônicos, filmes em alta resolução, streamings de música e transmissões ao vivo, por exemplo.
Se a velocidade for baixa, haverá atrasos e travamentos nessas atividades, já que elas demandam mais rapidez no envio e recebimento de dados via internet.
A velocidade da internet exibida pelo speed test é indicada em Mb/s (megabits por segundo) ou Gb/s (gigabits por segundo). Essa unidade de medida também é usada pelas operadoras de internet para oferecer planos que dão acesso à rede mundial de computadores.
Quanto maior a numeração de Mb/s ou Gb/s, mais dispositivos poderão se conectar à internet sem o risco de sobrecarga e mais atividades diferentes poderão ser realizadas nesses dispositivos.
Leia também: Sinal Wi-Fi fraco? Confira dicas pra contornar o problema
É comum que, ao final da instalação de um serviço de internet em um domicílio, a equipe técnica da operadora contratada pelos clientes realizem o speed test para verificar se o serviço foi finalizado e se a internet está disponível na velocidade contratada.
O mesmo processo pode ser feito por consumidores que estejam com problemas na internet ou que acreditem que a velocidade oferecida pela operadora seja menor do que aquela contratada.
O speed test é confiável?
O speed test é confiável e ajuda a ter uma boa noção sobre a real velocidade de internet disponibilizada pelas operadoras para os clientes.
A margem de erro entre a velocidade ofertada pelas operadoras e aquela que efetivamente é oferecida às residências pode ser de, no máximo, 20%.
Para realizar o teste de velocidade da internet, o sistema do speed test realiza as seguintes atividades:
- Em primeiro lugar, o speed test solicita ao servidor de internet para baixar um pequeno arquivo. Durante esse processo, é avaliado o tempo de deslocamento entre a solicitação realizada e o download, em um processo chamado de ping ou latência;
- Além, disso, o sistema baixa vários arquivos para avaliar a velocidade de download;
- Por fim, o sistema de teste envia pacotes de dados ao servidor e, assim, analisa a taxa de upload da internet.
Para que o resultado exibido pelo speed test seja ainda mais confiável, é recomendável realizar o teste a partir de notebooks e computadores que estejam conectados com o cabo à internet. O teste também pode ser feito via celulares e dispositivos conectados ao wi-fi, mas é importante saber que o sinal pode sofrer interferências externas que influenciam na velocidade da internet.
Leia também: Quatro maneiras de melhorar o sinal de internet do seu celular
Como fazer speed test em casa?
O speed test é disponibilizado por diferentes sites e aplicativos, de maneira gratuita e sem relação com as empresas de internet que oferecem pacotes de conexão aos usuários.
Para os resultados serem mais confiáveis, é preciso tomar algumas precauções:
- De preferência, utilize o cabo de rede conectado a computadores, além do teste de wi-fi que pode ser feito em smartphones;
- Fique perto do roteador de wi-fi, de preferência a uma distância menor do que cinco metros;
- Conecte-se à rede 5 GHz, que possuem desempenho melhor do que as redes 2,4 GHz;
- Use apenas um dispositivo por vez durante o teste, em vez de manter vários dispositivos conectados à mesma rede ao mesmo tempo.
Para fazer o teste de velocidade de conexão, basta seguir as etapas a seguir:
- Acesse o site speedtest.net via celular ou computadores. Se desejar, é possível baixar o aplicativo Speedtest em smartphones iOS e Android;
- O site e aplicativo exibem, de maneira intuitiva, as instruções para o teste. Para começar a avaliação, toque na opção Iniciar e aguarde a finalização da medição;
- Em geral, a análise é feita em menos de um minuto e os resultados são exibidos na mesma tela. São exibidas as velocidades de download, upload e ping ou latência.
Com os números do teste, é possível comparar se a internet está de acordo com o serviço contratado com a operadora ou, ao menos, se obedece à margem de estar, no máximo, 20% menor do que o pacote contratado.
Confira mais dicas sobre o universo da tecnologia e facilite a sua vida ao usar dispositivos eletrônicos e conectados à internet: navegue pelo site Terra Byte!