Spotify obtém mais assinantes e podcasts estimulam anúncios

27 out 2021 - 12h06
(atualizado às 12h42)

O Spotify Technology superou as estimativas de Wall Street para a receita do terceiro trimestre, à medida que mais usuários assinavam seu serviço premium e anunciantes faziam fila para veicular anúncios entre músicas e podcasts.

Smartphone e um fone de ouvido são vistos na frente de uma projeção de tela de um logotipo do Spotify, nesta ilustração fotográfica tirada e
01/04/2018
REUTERS/Dado Ruvic
Smartphone e um fone de ouvido são vistos na frente de uma projeção de tela de um logotipo do Spotify, nesta ilustração fotográfica tirada e 01/04/2018 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

Os assinantes premium, que respondem pela maior parte da receita da empresa, atingiram 172 milhões, ante expectativas dos analistas de 171,7 milhões. O total de usuários ativos mensais aumentou 19%, para 381 milhões.

Publicidade

A receita total subiu 27%, para 2,50 bilhões de euros no terceiro trimestre, superando os 2,45 bilhões esperados por analistas, de acordo com dados do IBES da Refinitiv. A empresa registrou um lucro líquido de 2 milhões de euros, em comparação com um prejuízo de 101 milhões de euros um ano antes. A receita com anúncios, que caiu no auge da pandemia, saltou 75%, para 323 milhões de euros, e a empresa planeja contratar centenas de funcionários para aumentar ainda mais as vendas de anúncios. A empresa também tem investido pesado em seu negócio de podcast para rivalizar com o da Apple e, tardiamente, lançou uma plataforma de assinatura paga para podcasters nos Estados Unidos e a abriu para publicidade. "Estamos vendo muita demanda no lado do podcasting, o que está atraindo mais anunciantes", disse o presidente-executivo, Daniel Ek, em uma entrevista.

A empresa não divide a parcela de publicidade gerada por podcasts, mas Ek disse que o crescimento foi de três dígitos em relação ao mesmo período do ano passado, tornando-se um contribuidor significativo para o crescimento geral da publicidade. O Spotify se aventura em podcasts desde 2018 com uma série de aquisições e atualmente tem 3,2 milhões de podcasts em sua plataforma, contra 2,9 milhões no último trimestre.

A empresa prevê receita no quarto trimestre de 2,54 bilhões a 2,68 bilhões de euros com expectativa de 177 a 181 milhões de assinantes premium. A extremidade superior de ambas as medidas supera as médias das estimativas dos analistas - de 2,62 bilhões de euros para a receita e 180 milhões de assinantes.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se