A startup espanhola Vortex Bladeless criou um gerador de energia eólica um tanto quanto inusitado: em vez de um grande "ventilador" branco, como a maioria do que estamos acostumados, trata-se de um cilindro sem nenhuma hélice acoplada.
Chamado de Vórtez, o aparelho funciona verticalmente, balançando na medida em que o vento passa. Com as vibrações geradas pelo movimento, tem-se a produção de energia.
Segundo a empresa, os primeiros testes do aparato mostraram uma geração de energia 30% mais barata que os aerogeradores com hélice, devido aos baixos custos de instalação e manutenção.
A desenvolvedora também afirma que a tecnologia é capaz de aproveitar localizações em que a geração de vento é menor; normalmente, os geradores convencionais precisam de uma velocidade mínima para conseguir gerar energia.
Além disso, as turbinas sem pá são supostamente mais silenciosas e não ameaçam a vida dos pássaros que voam pela região. A startup afirmou que100 protótipos pré-comerciais, com 85 centímetros de altura cada, já estão sendo testados em diferentes localidades.