Taiwan registra nova onda de terremotos; abalo central tem magnitude 6,3

Agências de monitoramento identificam novo terremoto em Taiwan, com magnitude de 6,3; esta é a segundo onda de abalos sísmicos a atingir a ilha em abril

23 abr 2024 - 11h07
(atualizado às 13h09)

Nesta madrugada de terça-feira (23), Taiwan foi atingida por uma série de terremotos, sendo que o maior abalo sísmico de terra teve magnitude de 6,3 graus na escala Richter. Há relatos de prédios que sofreram danos estruturais, mas nenhuma vítima foi identificada até o momento, segundo as equipes de resgate. Esta é a segunda onda de tremores registrados na ilha, no mês de abril.

Foto: Peggy und Marco Lachmann-Anke/Pixabay / Canaltech

O epicentro dos terremotos fica a 28 km da cidade de Hualien, na costa leste de Taiwan. A região metropolitana é habitada por aproximadamente 300 mil pessoas. O abalo sísmico mais intenso, com magnitude de 6,3, ocorreu a uma profundidade de 10,7 km.

Publicidade

Os outros tremores de terra foram menores, como costuma ocorrer, com magnitudes variando entre 4,5 e 6, segundo o centro de monitoramento de terremotos de Taiwan.

No centro de Hualien, um hotel desabou parcialmente, enquanto as partes que se mantiveram em pé foram severamente comprometidas. No entanto, o espaço estava vazio, já que passava por reformas, desde o último terremoto no começo do mês. Além disso, os tremores provocaram deslizamentos de rochas, bloqueando vias.

Taiwan é afetada pela segunda onda de terremotos no mês de abril (Imagem: Shefali Lincoln/Unsplash)
Foto: Canaltech

Terremoto em Taiwan

Apesar do tremor de terra mais recente, o terremoto mais severo que atingiu a ilha foi o registrado no início deste mês, no dia 2 de abril. Com magnitude de 7,4, o abalo sísmico provocou a morte de 13 pessoas e feriu outras mil. O epicentro também foi próximo à cidade de Hualien.

Na ilha do Oceano Pacífico, o mais grave terremoto que se tem registro ocorreu no ano de 1999. O abalo de magnitude 7,7 provocou a morte de 2,4 mil pessoas, segundo os registros históricos.

Publicidade

A incidência de tantos terremotos no local se deve a sua localização, o Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo do Pacífico). É uma espécie de arco onde colidem placas tectônicas e que se estende da Austrália até a América do Sul, passando pela Ásia. A região é conhecida por concentrar a maioria dos terremotos no globo.

A seguir, veja registros da segunda onda de terremotos em Taiwna, feitos pela agência de notícias AP News:

Fonte: AP News  

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações